Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/57
Title: Os estilos de liderança no espaço escolar: suas implicações no processo de ensino-aprendizagem (Um estudo junto do Colégio nº57 “1º de Dezembro” da cidade do Lubango)
Creator: Ndala, Mário Luís
First Advisor: Calenga, Isaac Avelino
Abstract: A presente investigação está subordinada ao tema: Os estilos de liderança no espaço escolar: suas implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem. Um estudo junto do Colégio nº57 “1º de Dezembro” na cidade do Lubango. Para tal, formulou-se o seguinte problema científico: Que implicações trazem os estilos de liderança utilizados no espaço escolar no Processo de Ensino-Aprendizagem no Colégio nº57 “1º de Dezembro” da cidade do Lubango? A pesquisa tem como objecto de estudo os estilos de liderança utilizados no espaço escolar no Processo de Ensino-Aprendizagem e tem como objectivo Geral: Descrever as implicações dos estilos de liderança utilizados no espaço escolar no processo de Ensino-Aprendizagem no Colégio nº57 “1º de Dezembro” da cidade do Lubango. Para alcançar o referido objectivo geral foram determinados e elaborados uma série de objectivos específicos, onde se destacam os seguintes: (1) Identificar as teorias que fazem referência aos estilos de liderança e sua aplicação no espaço escolar; (2) Apresentar as implicações dos estilos de liderança no Processo de Ensino-Aprendizagem; (3) Aplicar o inquérito por questionário à população em estudo, devidamente seleccionados através da amostra; (4) Apresentar sugestões objectivas para minimizar o problema identificado mediante as conclusões obtidas. A investigação é descritiva de natureza quantitativa, cujo instrumento de recolha de dados foi o inquérito por questionário, a qual contou com a utilização de métodos teóricos e práticos ou empíricos. Teóricos: método histórico-lógico, análise-bibliográfico e análise-síntese. Quanto aos métodos empíricos: inquérito por questionário e o método estatístico. A população foi constituída por todos os professores do Colégio nº57 “1º de Dezembro” num total 369 professores. Entretanto, trabalhou-se com uma amostragem do tipo não probabilística de conveniência, constituída por 53 professores. Os resultados revelaram que os estilos de liderança têm implicações no Processo de Ensino-Aprendizagem, isto é, se o estilo de liderança for bom, promove a optimização do trabalho do professor e incentiva o sucesso escolar e se for mau torna o trabalho do professor pouco produtivo, e promove a desmotivação.
Abstract: Of this the leaders were always called to render with devotion and dedication a special attention about the institutions that drive, for such, certain leadership style for the exercise of their functions, with view the reach of the proposed objectives. Before that, it developed to present investigation subordinated to the theme "The leadership styles in the school space: their implications in the teaching-learning" process, study that was accomplished in the School nº57 December 1 in the city of Lubango. For such, the following scientific problem was formulated: What implications do bring with itself the leadership styles used in the school space for the teaching-learning process in the School nº57 December 1 of the city of Lubango? The research has as study objecto the implications of the leadership styles used in the school space for the teaching-learning process and she has as objective to Describe the implications of the leadership styles used in the school space for the teaching-learning process in the School nº57 December 1 of the city of Lubango. The investigation carried out is of descriptive nature, which counted with the use of the following theoretical methods: historical-logical method; method of analysis-bibliographical and the analysis-synthesis method. The empiric methods were the following ones: inquiry for questionnaire and the statistical-mathematical method. The population was constituted by all of the teachers of the School nº57 December 1 of the city of Lubango, being in the total 369 teachers and, one worked with a sampling of the type no probabilistic to convenience, constituted by 53 teachers that were shown available in doing part of the research. The applied questionnaire to the teachers in the process of it collects of data was constituted by 12 subjects, being 7 closed subjects and 5 subjects of multiple choice. With the research the conclusion was arrived that the leadership style has implications in the teaching-learning process. As inquired them, if the leadership style is good, it promotes the optimization of the teacher's work and it motivates the school success and if it goes bad it turns the little productive teacher's work, it promotes the desmotivation.
Keywords: Estilos de liderança
Implicações
Processo de ensino-aprendizagem.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 26-Apr-2022
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psicologia - Mário Ndala.pdf886.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.