Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/60
Title: A interdisciplinaridade no Processo de Ensino e Aprendizagem da História da Física no 4º Ano do Curso de Física no ISCED-Huíla
Creator: Cativa, André Mujanga Alberto, Pedro Frâncio Calufele
First Advisor: César, Silvina Maria Francisco
Abstract: O ensino e a aprendizagem são alimentados por diversas correntes de pensamento, concepções, esquemas conceituais e etc. Cada uma destas parece apresentar-se como solução para os problemas que o ambiente da sala e aula oferece tanto para o professor, quanto para o estudante. Contudo, em diversos momentos os pensadores de tais concepções partem de algumas bases que deveriam ser melhores analisadas, para não serem tomadas como axiomas hereditários e ou mesmo simplesmente mimetismos. Entre as concepções discutidas e presentes no contexto escolar contemporâneo, é fácil encontrar o tema da interdisciplinaridade. De um lado, a interdisciplinaridade é actualmente vista como um elemento vital dentro do processo de ensino e aprendizagem em quase todos os níveis de ensino. A interdisciplinaridade é hoje de caracter importante pois o ensino não é estático mas sim dinâmico e isso leva a compreensão de que nenhuma ciência caminha por si só. É necessário diversificar a mesma para a formação completa ou que se adeqúe aquilo que se deseja como perfil de saída no Ensino Superior. No desenrolar do Processo de Ensino e Aprendizagem da História da Física, nota-se que os estudantes do 4o Ano evidenciam algumas dificuldades na compreensão da mesma. Assim a investigação tem como problema científico de investigação: Como contribuir para o Processo de Ensino e Aprendizagem da História da Física com base a Interdisciplinaridade no 4º ano do Ensino da Física no ISCED-Huíla?
Abstract: Teaching and learning are fed by different currents of thought, conceptions, conceptual schemes, etc. Each one of these seems to present itself as a solution to the problems that the classroom environment offers both for the teacher and for the student. However, in At different times, thinkers of such conceptions start from some bases that should be better results, not to be taken as hereditary axioms or even simply mimicry. Among the concepts tolerated and present in the contemporary school context, it is easy to find the theme of interdisciplinarity. On the one hand, interdisciplinarity is currently seen as a vital element within the teaching and learning process at almost all levels of education. Interdisciplinarity is now of importance because teaching is not static but dynamic and this leads to the understanding that no science walks by itself. It is necessary to diversify it towards complete training or one that fits what is desired as an exit profile in the University education. In the course of the Teaching and Learning Process of History of Physics, it is noted that 4th year students show some difficulties in understanding it. Thus, the research has as a scientific research problem: How to contribute to the Teaching and Learning Process of the History of Physics based on Interdisciplinarity in the 4th year of Teaching Physics at ISCED-Huíla?
Keywords: Educação
Interdisciplinaridade
Processo de Ensino e Aprendizagem.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Mar-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física - André e Francio.pdfA interdisciplinaridade no Processo de Ensino1.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.