Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/62
Title: As Redes Sociais E Suas Implicações No Processo De Ensino-Aprendizagem (Um Estudo Junto Dos Professores E Alunos Do Liceu Nº 859 De Quilengues)
Creator: Opperman, Vander Manuel Mariano
First Advisor: Mateus, Valentino Jambela
Abstract: Actualmente, há pouca probabilidade de se encontrar adolescentes, jovens e até mesmo adultos, que não estejam cadastrados em alguma rede social. Elas exercem uma grande influência na vida do pessoal cadastrado, ou seja, elas influenciam de certa forma no modo de pensar, estar e agir. Do exposto anteriormente colocou-se como problema de investigação: Quais são as implicações das redes sociais no PEAdo Liceu nº 859 de Quilengues? O objecto do estudo centrou-se nas implicações das redes sociais no processo de ensino-aprendizagem. O objectivo geral da presente investigação consistiu em descrever as implicações das redes sociais no PEAdo Liceu nº 859 de Quilengues. Para o cumprimento do objectivo geral, traçaram-se os seguintes objectivos específicos: sistematizar o acervo teórico que se debruça sobre as redes sociais e sua influência no processo de ensino-aprendizagem; caracterizar a situação actual da temática no Liceu nº 859 de Quilengues; elaborar, aplicar e interpretar o inquérito por questionário aplicado aos professores e alunos. O campo de acção insere-se no âmbito da Psicologia Pedagógica, Concretamente no Liceu nº 859 de Quilengues. Selecionou-se o design descritivo, tendo em conta que descreveu-se as implicações das redes sociais no PEAdo Liceu nº 859 de Quilengues. A população foi constituída por 12 professores e 160 alunos do Liceu nº 859 de Quilengues. A amostra foi constituída por 12 professores e 80 alunos do Liceu nº 859 de Quilengues. Para a determinação da mesma foram tidos em conta os procedimentos de amostragem do tipo censo para os professores e aleatória simples para os alunos. Para a viabilidade da investigação recorreu-se aos seguintes métodos de nível teórico (Histórico-lógico, Análise e síntese) e aos métodos de nível empírico (métodos estáticos e inquérito por questionário. Os resultados indicaram que para cerca de 58% dos professores e 85% dos alunos consideram que as redes sociais impactam de forma positiva o processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Currently, there is little probability of finding teenagers, young people and even adults, who are not registered in some social network. These networks have a great influence on the lives of the people who are registered, that is, they influence, in a certain way, the way of thinking, being and acting. From the above mentioned, the research problem was: Which are the implications of the social networks in the teaching-learning process of the Secondary School Nº 859 in Quilengues? The object of the study was focused on the implications of the social networks in the teaching-learning process. The general objective of the present research was to describe the implications of the social networks in the teaching-learning process of the Secondary School Nº 859 de Quilengues. To accomplish the general objective, the following specific objectives were established: to systematize the theoretical background about the social networks and their influence in the teaching-learning process; to characterize the actual situation of the subject in the Secondary School Nº 859 de Quilengues; to elaborate, apply and interpret the questionnaire survey applied to the teachers and students. The field of action is within the Pedagogical Psychology, specifically in the Secondary School Nº 859 de Quilengues. The descriptive design was selected, taking into account that it described the implications of social networks in the teaching-learning process at Liceu nº 859 de Quilengues. The population consisted of 12 teachers and 160 students of High School No. 859 of Quilengues. The sample consisted of 12 teachers and 80 students from Liceu nº 859 de Quilengues. To determine the sample, census sampling procedures were taken into account for the teachers and simple random sampling for the students. The following theoretical level methods (Historical-logical, Analysis and synthesis) and empirical level methods (static methods and questionnaire survey) were used for the feasibility of the research. The results indicated that for about 58% of the teachers and 85% of the students consider that social networks impact in a positive way the teaching-learning process.
Keywords: Redes Sociais
Implicações
Processo de ensino-aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 10-Apr-2022
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSICOLOGIA - VANDER OPERMAN.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.