Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/63
Title: Proposta metodológica de actividades experimentais de conceitos de energia cinética e potencial, usando materiais de baixo custo, para melhorar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Física na 8ª classe
Creator: Chimuco, Eridano Salonguenjo
First Advisor: Almeida, Andjinga Sitonga de
Abstract: A Física é uma ciência experimental, é difícil compreendê-la sem a realização das actividades experimentais, as quais oferecem aos alunos possibilidades de melhor entender as suas leis e princípios científicos. Entretanto, a prática experimental tem um carácter motivador, significativo, e actuante no Processo de Ensino e Aprendizagem (PEA) da Física. As aulas totalmente teóricas e ausência de realização de experimentos de Física na sala de aula são alguns dos aspectos que favorecem ao desinteresse dos alunos pela disciplina de Física na 8ª classe do colégio nº 88 “ 16 de Junho” - Lubango, concomitantemente ao ensino do conceito de energia cinética e potencial. A Física é uma das disciplinas do currículo escolar em que os alunos apresentam algumas dificuldades de aprendizagem dos conteúdos, estas que têm sido de forma mecânica, ou seja os alunos decoram conceitos, fórmulas, leis, princípios, mas esquecem num curto espaço de tempo ou após a prova. O diagnóstico preliminar feito na escola acima referida revela não ter condições criadas para se realizar aulas de Física com experimentos. Tanto os alunos como os professores de Física se queixam pelo processo de transmissão e recepção de conhecimentos dos conceitos de energia, ensinados até agora. Com base nestas insuficiências elaborou-se a proposta do presente trabalho defendendo que a mesma pode melhorar o processo de ensino da Física nos alunos da 8ª Classe. O trabalho possui uma introdução, capítulos 1 e 2 e as conclusões gerais.
Abstract: Physics is an experimental science, it is difficult to understand it without carrying out experimental activities, which offer students possibilities to better understand its laws and scientific principles. However, the xperimental practice has a motivating, significant and active character in the Process of Teaching and Learning (PEA) of Physics. The totally theoretical classes and the absence of carrying out Physics experiments in the classroom are some of the aspects that favor the lack of interest of students in the discipline of Physics in the 8th grade of the school nº 88 “16 de Junho” - Lubango, concomitantly with the teaching the concept of kinetic and potential energy. Physics is one of the subjects in the school curriculum in which students have some ifficulties in learning the contents, these have been mechanical, that is, students memorize concepts, formulas, laws, principles, but forget in a short time or after the test. The preliminary diagnosis made at the forementioned school reveals that it does not have the conditions created to carry out Physics classes with experiments. Both students and Physics teachers complain about the process of transmission and reception of knowledge of energy concepts taught so far. Based on these shortcomings, the proposal of the present work was elaborated, defending that it can improve the teaching process of Physics in the students of the 8th Grade. The job has a introduction, chapters 1 and 2 and general conclusions.
Keywords: Energia cinética
potencial
Experiência
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 28-Aug-2021
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física - Eridano Salonguenjo Chimuco .pdfEnsino da Física1.38 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.