Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/70
Title: The effectiveness of Language games for efl vocabulary teaching and learning at Complexo Escolar Privado a Verdade Vos Libertará – Matala
Creator: Bonifácio, Bernardino Mingues Massanga
First Advisor: Cacumba, Joaquim Sapalo Castilho
Abstract: Este estudo teve como objetivo investigar a eficácia da linguagem dos jogos para o ensino e aprendizagem de vocabulário de ingles como lingua extrangeira no Complexo Escolar Privado a Verdade vos Libertará-Matala. Durante minha curta experiência como professor de inglês no “complexo Escolar Privado a Verdade Vos Libertará–Matala”, percebi que a maioria dos professores tem dificuldades em ensinar vocabulário usando linguagem dos jogos. Provavelmente porque: 1- eles nunca usaram linguagem dos jogos como técnica em suas aulas, 2- eles não selecionam efetivamente as atividades de jogos que ensinam e 3- as instruções de linguagem de jogos são dadas de forma errada, e como consequência os alunos memorizam repetidamente as palavras que os professores ensinam-nos. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário e uma entrevista para os professores. Cinco (5) professores de inglês participaram do estudo. O estudo concluiu que: Os professores precisam usar linguagem de jogos para influenciar as habilidades de vocabulário de inglês dos alunos em sala de aula; Os aprendizes têm as características que diferem dos adultos. Tendo isso em conta, os alunos precisam de um ensino diferente, mais variado e atraente. Assim, os professores têm de ser o mais criativos possível para promover métodos e técnicos adequados para que o processo de ensino/aprendizagem seja um sucesso para ambos. Os tipos de linguagem de jogos mais utilizados pelos professores do Complexo Escolar Privado a Verdade Vos Libertará-Matala são: jogos de cartas, jogos de palavras, jogos de adivinhação, jogos de tabuleiro, jogos de movimento, jogos de desenho, jogos cinestésicos e jogos de papéis; Ao usar a linguagem de jogos, os professores tendem a enfrentar muitos problemas relacionados à falta de habilidades tecnológicas e materiais suficientes.
Abstract: This study aimed to investigate the Effectiveness of language games for EFL vocabulary teaching and learning at Complexo Escolar Privado a Verdade vos Libertará-Matala. During my short experience as a teacher of English at “complexo Escolar Privado a Verdade Vos Libertará–Matala”, I have notice that most teachers have difficulties in teaching vocabulary by using language games. Probably because: 1- they never used language games as technique in their classes, 2- they do not select effectively the games activities they teach and 3- the language games instructions are wrongly given, and as consequences students memorize rotefully the words what teachers teach them. To collect data it was used a questionnaire and an interview for teachers. Five (5) teachers of English participated in the study. The study concluded that: Teachers need to use language games to influence student’s EFL vocabulary skills in the classroom; Young learners have the characteristics that differ to adults one. Taking this into account students need different teaching which is more various and attractive. Thus, teachers have to be as creative as possible to promote suitable methods and techniques so that learning/teaching process should be a success for both. The most frequently used types of language games by teachers at Complexo Escolar Privado a Verdade Vos Libertará-Matala are: card games, word games, guessing games board games, movement games, drawing games, kinesthetic games and role play games; When using language games, teachers tend to face many problems related to lack of technological skills and sufficient materials.
Keywords: Vocabulary
Academic Vocabulary
Foreign Language
Language Teaching
Language Learning
Game and Language Games
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 6-Jul-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Inglesa / English Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Inglês - Plágio - Bernardino Mingues.pdf4.88 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.