Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/79
Title: TRATAMENTO DE APRENDIZAGEM DO CONCEITO ENERGIA MECÂNICA E SUA CONSERVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO EM ENERGIA INTERNA NA 8ª CLASSE
Creator: Miguel, Luciano Hilário
First Advisor: Almeida, Sandjinga Sitonga de
Abstract: A Energia, sua conservação e trasformação são conceitos importantes para a Ciência de modo geral e possuem grandes implicações sociais e econômicas, apesar das dificuldades em entendê-los e definí-los. O tipo de conceito de energia estudado pelos alunos da 8ª Classe em Angola costuma ser a Energia Mecânica que em geral, é tratada de modo quantitativo, através da dedução de equações, sem uma análise conceitual aprofundado. O processo de ensino e aprendizagem atualmente está cada vez mais a ser congratulado com inúmeras investigações no nível das diversas especialidades que compõe tal processo. A Física não se abstém desta tarefa tão apreciável para o desenvolvimento da sociedade no sector da Educação. Analisando profundamente o contexto actual que apresenta o Sol sendo uma grande fonte de emissão de radiação eletromagnética de diferentes freqüências, algumas visíveis, produzem energia que por processos especiais se converte noutras formas, dando solução para a vida humana. Na realidade o calor produzido em alguns sistemas tecnológicamente pode mver os carros. Na 8ª Classe os alunos tendem a não usar o conceito de energia ou sua conservação na análise de situações de âmbito da Física, os mesmos têm dificuldades de entender o que eles estudam com o real da vida no quotidiano. O presente trabalho de licenciatura apresenta um tratamento metodológico do conceito de Energia que intervêm na vida do dia-dia. A sequência da ordem dos temas do livro de Física da 8ª classe actual está de forma desarticulada na sua lógica, algo que o autor pretende sustentar para o seu melhoramento. Apesar de que hoje, depois de muito trabalho dos físicos já é possível ensinar aos alunos que a energia não se cria, nem destrói apenas se transforma de uma forma para outra e se transfere de uns sistemas para outros, os alunos precisam antes estudar a noção de trabalho e potência e finalizar com o estudo da Energia. O trabalho contem a introdução, dois capítulos e as conclusões.
Abstract: Energy, its conservation and transformation are important concepts for Science in general and have great social and economic implications, despite the difficulties in understanding and defining them. The type of energy concept studied by Grade 8 students in Angola tends to be Mechanical Energy, which is generally treated quantitatively, through the deduction of equations, without an in-depth conceptual analysis. The teaching and learning process is currently being increasingly welcomed with numerous investigations at the level of the various specialties that make up such a process. Physics does not abstain from this task, which is so appreciable for the development of society in the Education sector. Deeply analyzing the current context that presents the Sun as a major source of radiation emission Electromagnetic waves of different frequencies, some visible, produce energy that through special processes is converted into other forms, providing a solution for human life. In reality the heat produced in some systems can technologically move cars. In Grade 8, students tend not to use the concept of energy or its conservation in the analysis of situations within the scope of Physics, they have difficulties in understanding what they study with the real of everyday life. This ndergraduate work presents a methodological treatment of the concept of Energy that intervene in the life of the day day. The sequence of the order of topics in the current 8th grade Physics book is disjointed in its logic, something the author intends to sustain for its improvement. Although today, after a lot of work by physicists, it is already possible to teach students that energy is neither created nor destroyed, it is only transformed from one form to another and transferred from one system to another, students first need to study the notion of work and power and finish with the study of Energy. The work contains the introduction, two chapters and the conclusions.
Keywords: Energia
Conservação e transformação da Energia Mecânica
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 14-Feb-2023
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física- Luciano Miguel.pdfLuciano Miguel683.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.