Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/81
Title: Atitudes dos professores em turmas de alunos com NEE face a inclusão: um estudo de campo a ser realizado na escola nº 60 do município do Lubango
Creator: Florentino, Aldina
José, Madalena
First Advisor: Paulo, Júlia Kalahari Portela Mendes
Abstract: A educação inclusiva é um tema actual e actuante que merece maior atenção não só pela comunidade estudantil como pela comunidade em geral. A filosofia inclusiva apresenta maiores vantagens no que concerne a aprendizagem de todos os alunos tornando um modelo educacional eficiente pela comunidade escolar e fundamentalmente em alunos com NEE (Correia, 2009). Nesta senda, o presente trabalho tem como tema: Atitudes dos professores em turmas de alunos com NEE face a inclusão: um estudo de campo realizado na Escola Nº 60 do Município do Lubango. O estudo tem como objectivo avaliar as atitudes dos professores em turmas de alunos com alunos com NEE face a inclusão. A investigação fundamenta-se por uma análise documental, entrevistas e observação participativa. O referido estudo é de natureza qualitativa com uma abordagem exploratório e como referenciais teóricos utilizou-se a teoria sócio-cultural de vygotsky e a teoria de aprendizagem social de Bandura. Para a realização da referida investigação utilizou-se como população professores e Directores da Escola nº 60 do Município do Lubango e uma amostra não probabilística de conveniência. Deste modo, a presente investigação contribui de forma teórica e de forma prática, de forma teórica, para a aquisição de conhecimentos sobre as NEE face a inclusão no processo de ensino e aprendizagem. Já no âmbito prático como estratégias pedagógicas face a inclusão de alunos com NEE e melhoria da pratica educacional docente perante a estes.
Abstract: Inclusive education is a current and active topic that deserves greater attention not only by the student community but also by the community in general. The inclusive philosophy has greater advantages wither gard to the learning of all students, making it an efficient educational model for the school community and fundamentally for students with SEN (Correia, 2009). In this way, the present work has as it’s the me: Attitudes of teachers in groups of students with SEN towards inclusion: a field study to be carried out at School Nº 60 of the Municipality of Lubango. The study aims to assess the attitudes of teachers in classes of pupils with pupils with SEN towards inclusion. The investigation is base document analys is, interviews and participatory observation. There ferred study is qualitative in nature with a next placatory approach and as theoretical references weused Vygotsky's socio-cultural the and Bandura's the of social learning. In order to carry out this investigation, teachers and principals of School nº 60 in the Municipality of Lubango were used as population, as well as a non-probabilistic convenience sample. In this way, the present investigation contributes in a theoretical and practical way, in a theoretical way, for the acquisition of knowledge about SEN in view of the inclusion in the teaching and learning process. In the practical scope, as pedagogical strategies in the face of the inclusion of students with SEN and improvement of the teaching educational practice towards them.
Keywords: Atitude
NEE
Inclusão
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 9-Feb-2021
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psicologia - Aldina Florentino e Madalena José.pdfTrabalho de Licenciatura1.02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.