Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/102
Título: Exploring the use of bilingual dictionaries for developing EFL vocabulary at Liceu 26 de Abril nº 1677 - lubango
Autor(es): Alfredo, Estêvão Catengue
Primeiro Orientador: Cacumba, Joaquim Sapalo Castilho
Resumo: A presente investigação tem como propósito, a Exploraçáo das Atitudes e Percepção dos Professores no Uso de Dictionários Para o Desenvolvimento do Vocabulário do Ensinio da Língua Englesa no Liceu 26 de Abril Nº 1677-Lubango, Visto que os estudantes deparam com problemas no uso do vocabulário. Para dizer que tal se deve a falta de instrunção no uso de dicionário. Como consequência, os estudantes não eram capazes de aprender a língua estrangeira com eficiência. Para este estudo, foram seleccionados como amostra 30 estudantes e 10 professores. Foram utilizados dois questionários sendo um dos estudantes e o segundo para professores, que serviram como instrumentos de recolha de dados. Portanto, obteve-se os seguintes resultados (1) Os estudantes não tiram vantagens do uso completo do Dicionário Bilíngue, porquanto, os professores devido aos maus entendidos recomendam o Dicionário Monolíngue (2) parecem desconher os Dicionários Electónicos, Dicionários On-line e Mini-Dicionários, como ferramentas fundamentais no processo de ensino e aprendizagem, não explorando as vantagens de todo tipo de dicionários. (3) 93%) dos estudantes participantes afirmam que nunca aprenderam como usar o dicionário, como resultado eles encontram muitas dificuldades para manusear um dicionário. Outrossim, a investigação concluiu que para dirimir as barreiras identificadas os studentes deveriam ser ensinados como usar os diferentes tipos de dicionários.
Resumo: The purpose of this study aimed to explore the students’ and teachers’ attitudes and perceptions about the use of dictionary for developing EFL students´ vocabulary at Liceu 26 de Abril Nº 1677-Lubango, while that, students had problems when using vocabulary. That is to say that, the lack of instruction in dictionary use is the reason. Consequently, students were not able to learn English as a Foreign Language Efficiently. For this research, 30 students and 10 English teachers were taken to participate as samples. It was used two questionnaires (i.e. for teachers’ questionnaire and students’ questionnaire) were used as data collection instruments. Therefore, the main findings obtained from this study reveal that (1) students don’t take advantages of Bilingual Dictionary at all while that teachers recommend monolingual dictionaries than bilingual and the reason has to do with misconception (2) Electronic dictionary, On-line dictionary and Pocket electronic dictionary seem to be unknown tools in the process of learning EFL, which means that students are not able to take advantages of all types of dictionaries (3) 93%) of the respondents (students) undertakes that they never were taught on how to use a dictionary, as a result, students encounter so many difficulties in the use of dictionary. Morever, the study concluded that to reduce the problems, students should be tought on how to use dictonaries and to explore the different types of dictionaries.
Palavras-chave: Bilingualism
Dictionary
Mother Tong
First Language
Second Language
Foreign Language
Vocabulary
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 6-Jul-2022
Aparece nas coleções:Ensino da Língua Inglesa / English Language Teaching

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Estêvão Alfredo.pdfTrabalho de Licenciatura18.68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.