Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/136
Title: História do Abandono Escolar no Município de Quipungo (1975-2015). Província da Huíla
Creator: Seculo, José
First Advisor: de Fátima, Maria
Abstract: Este trabalho tem como tema: “História do Abandono Escolar no município de Quipungo (1975 a 2015)”. Trata – se de um estudo de caso. O trabalho tem como objecto de investigação: o abandono escolar no município de Quipungo. Tem como objectivo geral entender o fenómeno da desistência da escola no município de Quipungo. O foco principal é destacar as motivações e seu efeito. Para este trabalho entrevistaram – se autoridades administrativas, directores de escola, autoridades tradicionais, encarregados de educação e ex – estudantes que abandonaram a escola. Optou – se pela pesquisa qualitativa. Nos 3 capítulos que comportam a presente monografia foram tratadas questões teóricas sobre o abandono escolar, as suas causas e consequências bem como o insucesso escolar. Concluiu – se que o que está na base da desistência escolar é a falta de acompanhamento dos pais e encarregados de educação dos filhos à escola, a gestação prematura, o cumprimento do serviço militar obrigatório, os rituais (efiko e ekwendje) e sobretudo a situação financeira das famílias. Este problema é o que mais tem motivado a desistência escolar no município de Quipungo. Constatou – se que o número de indivíduos desistentes da escola tende a subir pelo facto do país estar mergulhado numa crise profunda e as famílias estarem com mais dificuldades.
Abstract: This work have as a topic "History of the leaving School in the Quipungo municipality (1975 to 2015) " this is a case study. The sabjec of study is the leaving (school) in the Quipungo municipality. Phenomenon of the leaving school in the Quipungo municipality. The main idea is to highlight the motivations and the consequences. For this work were interviewed administrative authorities, school directores, traditional authorities, education tutores and former students who droppd school. We opted for qualitative research. In the out of three chapters were treated theoretical subjects about leaving school their causes and consequences as well as the school failure. It is concluded that what is at the base of the school leaving is the lack of monotoring by the parents´ and guardians of the children to the school, of early pregnancy, the execution of the obligatory military service, the rituals (efiko and ekwendje) and above all the economic condition of families. This situation is what more has been motivating the school leaving in the Quipungo municipality. It was found that the number of children and young children tends to rise due to the fact that the country be imnessed in a deep crisis and the families are in a lot of difficulties.
Keywords: Abandono escolar
Insucesso Escolar
Quipungo
Huíla
Angola
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 22-Nov-2022
Appears in Collections:Ensino da História / History Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
História- José Seculo (corrigido).pdf631.32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.