Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/154
Title: Estratégia metodológica de uso de Simulador PhET na actividade experimental de circuitos eléctricos no processo de ensino e aprendizagem da Física, na 10ª Classe do Curso de Ciências Físicas e Biológicas do Liceu nº 1068 na Matala
Creator: Capita, Manuel Filipe
First Advisor: de Almeida, Sandjinga S.
Abstract: A Física, por muitos, intitulada Ciência do século XXI, ganhou e continua a augurar que ela será sempre a Ciência de todos os futuros séculos, inquestionável pela sua contribuição económica, social e cultural dos povos. É neste contexto que numerosos investigadores estão realizando as suas pesquisas, com a finalidade de melhor conhecer a natureza, descobrir leis e praticá-las para o benefício do homem. Em várias escolas, em particular, no Liceu nº 1068 na Matala, os alunos da 10ª Classe do Curso de Ciencias Físicas e Biológicas, enfrentam enormes dificuldades na compreensão dos fenómenos eléctricos concretamente na construção de circuitos eléctricos, por não terem aliado a teoria estudada com a experimentação fruto da aplicação de metodologias inadequadas. Isto permitiu ao autor investigar melhor a situação e chegar à conclusão de propor outra metodologia que facilite a actividade experimental usando um simulador PhET para a obtenção de uma aprendizagem significativa dos alunos. A investigação foi desenvolvida fazendo um diagnóstico do estado actual do PEA da Física, concretamente na construção de circuitos eléctricos de corrente contínua, no Liceu Nº 1.068 –Matala, procurou-se fundamentar psicopedagogicamente o processo de ensino-aprendizagem da Física e por fim elaborar uma estratégia metodológica baseada no uso do simulador computacional PheT em actividade experimental de alguns circuitos eléctricos na disciplina de Fisica na 10ª classe do liceu n º 1068.
Abstract: Physics, by many, entitled Science of the 21st century, won and continues to augur that it will always be the Science of all future centuries, unquestionable for its economic, social and cultural contribution to peoples. It is in this context that numerous researchers are carrying out their research, with the aim of getting to know nature better, discovering laws and putting them into practice for the benefit of man. In several schools, in particular, in Liceu nº 1068 in Matala, the students of the 10th Grade of the Physical and Biological Sciences Course, face enormous difficulties in understanding the electrical phenomena specifically in the construction of electrical circuits, for not having combined the theory studied with experimentation resulting from the application of inadequate methodologies. This allowed the author to better investigate the situation and come to the conclusion of proposing another methodology that facilitates the experimental activity using a PhET simulator to obtain a meaningful student learning. The investigation was carried out by making a diagnosis of the current state of the PEA of Physics, specifically in the construction of electric circuits of direct current, in Liceu Nº 1.068 -Matala, an attempt was made to psychopedagogically base the teaching-learning process of Physics and finally to elaborate a methodological strategy based on the use of the PheT computational simulator in experimental activity of some electrical circuits in the discipline of Physics in the 10th grade of Liceu nº 1068.
Keywords: circuito electrico
simulador PhET
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 27-Apr-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física-Manuel Capita.pdfManuel Capita1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.