Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/180
Título: Importância da percepção da Inteligência Emocional no rendimento escolar dos alunos da 6ª classe do Complexo escolar privado “ O Pirilampo”
Autor(es): Isidro, Cecília Claret
Penehafo, Velácia de Ligória
Primeiro Orientador: Chipa, Júlia Mendes
Resumo: A gestão de emoções é nos dias de hoje uma habilidade a cultivar para melhoria dos relacionamentos intra e interpessoal. Estudos revelam que nas distintas áreas ou domínios sociais, torna-se imperioso adoptar comportamentos que reflictam inteligência emocional para melhor contornar o estresse que a carga laboral, académica ou dos relacionamentos interpessoais do mundo globalizado e imediatista vem desencadeando aos seres humanos. A importância da percepção da IE nos círculos académicos, constitui-se quesito imprescindível no rendimento escolar dos alunos e estudantes. É a partir desta constatação que se levou a cabo esta investigação subordinada ao tema “A Importância da percepção da Inteligência Emocional no rendimento escolar dos alunos da 6ª Classe do Complexo Escolar Privado “O Pirilampo”. Constitui como objectivo geral: Explorar as percepções dos alunos da 6ª classe do Complexo Escolar Privado " O Pirilampo" em torno da Inteligência Emocional (IE) e sua importância no rendimento escolar. O campo de acção foi delimitado no âmbito da Psicologia da Educação e da Psicologia clínica. A investigação foi fundamentada por uma análise documental, entrevista e observação participativa. Deste modo a referida investigação tem como base o modelo das capacidades de Mayer e Salovey. Para a referida investigação a população será composta pelos alunos do ensino primário do complexo escolar privado “O Pirilampo” e a amostra será por conveniência composta por 8 alunos do ensino primário. O presente trabalho apresenta importância teórica e prática. Do ponto de vista teórico, consiste na sistematização das teorias existentes sobre o problema levantado.Do ponto de vista prático contribui como um instrumento de consulta para os alunos ou outras pessoas interessadas na matéria em torno da inteligência emocional bem como a sua aplicação no dia- a- dia.
Resumo: Emotion management is nowadays a skill to cultivate to improve intra and interpersonal relationships. Studies show that in different areas or social domains, it is imperative to adopt behaviors that reflect emotional intelligence to better overcome the stress that the workload, academic or interpersonal relationships in the globalized and immediate world has been triggering on human beings. The importance of the perception of EI in academic circles is an essential item in the academic performance of students and students. It is from this observation that this investigation was carried out under the theme “The Importance of the perception of Emotional Intelligence in the school performance of students in the 6th grade of the Private School Complex “O Pirilampo”. Its general objective is: To explore the perceptions of 6th grade students from the Private School Complex "O Pirilampo" around Emotional Intelligence (EI) and its importance in school performance. The field of action was defined within the scope of Educational Psychology and Clinical Psychology. The investigation was based on a document analysis, interview and participatory observation. Thus, this investigation is based on the Mayer and Salovey capacity model. For this investigation, the population will be composed of primary school students from the private school complex “O Pirilampo” and the sample will be composed by convenience of 8 primary school students. The present work presents theoretical and practical importance. From a theoretical point of view, it consists in the systematization of existing theories about the problem raised. From a practical point of view, it contributes as a consultation tool for students or other people interested in the subject around emotional intelligence as well as its application in everyday life.
Palavras-chave: Inteligência Emocional
rendimento escolar
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 22-Jun-2021
Aparece nas coleções:Psicologia / Psicology

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Psicologia - Cecília Isidro e Velácia Penehafo.pdfTrabalho de Licenciatura1.23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.