Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/186
Título: Les exercices de lecture/compréhension écrite: une expérience en classe de 12è année de la Filière de Français de l’école MagistérioSecundárioCdteLiberdade de Lubango.
Autor(es): David, Edson Daniel Alexandre
Reni, NsikuMankua
Primeiro Orientador: Sambo, Zinga Carlos
Resumo: O nosso trabalho de investigação está focalizado nos nossos colegas estudantes do curso de francês, todos lusófonos de origem, todos finalistas na Escola de Formação de Professores acima citadae todos futuros docentes de francês nos Colégios e Liceus da Huíla. A nossa maior preocupação é verdadeira e indubitavelmente, se o nosso público-alvo, futuros potenciais candidatos na especialidade de FLE do ISCED Huilatêm o mínimo domínio na interpretação, na compreensão e na análise de textos escritos em francês. Neste contexto,avaliamos os níveis de leitura/compreensão de textos escritos, através de um questionário textual. No entanto, os nossos objectivos consistem dum lado, descobrir se os nossos leitores possuem bagagem lexical e por outro,se conseguem discernir ou fazer uso das palavras conhecidas e dominadas nos diferentes contextos. Em suma, os nossos homólogos do Magistério são bons leitores ? Compreendem e interpretam bem os textos franceses ?As questões colocadas constituem uma das nossas hipóteses iniciais. Estas serão verificadas através da análise textual em forma de questionário de inquéritos submetido junto dos nossos homólogos finalistas do curso de francês da Escola de Formação de professores do Magistério Secundário do Lubango.
Resumo: Notre travail de recherche est centré sur nos camarades du cursus de français, tous lusophones d'origine, tous finalistes de l'Ecole Normale précitée et tous les futurs professeurs de français des Collèges et Lycées de Huíla. Notre plus grande préoccupation est vraiment et sans aucun doute de savoir si notre public cible, les futurs candidats potentiels dans la spécialité FLE à l'ISCED Huila, ont la maîtrise minimale de l'interprétation, de la compréhension et de l'analyse de textes écrits en français. Dans ce cadre, nous avons évalué les niveaux de lecture/compréhension de textes écrits, à travers un questionnaire textuel. Cependant, nos objectifs consistent, d'une part, à savoir si nos lecteurs disposent d'un bagage lexical et, d'autre part, s'ils sont capables de discerner ou d'utiliser des mots connus et maîtrisés dans différents contextes. Bref, nos homologues du Magistère sont-ils de bons lecteurs ? Comprennent-ils et interprètent-ils bien les textes français ?... Les questions posées constituent une de nos hypothèses de départ. Ceux-ci seront vérifiés par une analyse textuelle sous la forme d'un questionnaire d'enquête soumis à nos homologues finalistes du cours de français à l'école de formation des enseignants du secondaire de Lubango.
Palavras-chave: Francês
FLE
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 22-Jul-2022
Aparece nas coleções:Ensino da Língua Francesa / French Language Teaching

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francês Edson e Nsiku.pdfEdson & Nsiku615.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.