Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/202
Title: Factors affecting efl teacher motivation at "Escola do Magistério Secundário nº 135 “Comandante Liberdade-Lubango”
Creator: Bernardo, Miguel Munda Muteca
First Advisor: Cacumba, Joaquim Sapalo Castilho
Abstract: Este estudo visa investigar os factores que influenciam positiva e negativamente na motivação dos professores de Inglês como Língua Estrangeira na Escola de Magistério Secundário nº 135- ‘’Comandante Liberdade’’-Lubango. Toda via, os professores de Inglês como Língua Estrangeira, nesta escola tendem em ensinar o Inglês pouco motivados, como consequência: a) Acabam sendo menos produtivos, falham em motivar os alunos e espevitar o aprendizado dos alunos e os alunos tornam-se aversos e desrespeitam os professores, afectando a suavidade e a efectividade do processo de aprendizagem (Kasimi & Hangişi 2021, Ipek & Kanatlar 2017, e Shishigu, 2015). 8 professores de Língua Inglesa como Língua Estrangeira e 1 director participaram no estudo por meio de um questionário (para os professores) e uma entrevista (para o director). Os resultados do estudo concluíram que: Os factores principais que afectam a motivação entre os professores de Língua Inglesa da “Escola de Magistério Secundário nº 135 - Comandante Liberdade-Lubango” têm que ver com o reconhecimento e prestígio, condições de trabalho, biblioteca materiais tecnológicos, salário e outras recompensas; Para melhorar a motivação dos professores de Língua Inglesa da “Escola de Magistério Secundário nº 135 - Comandante Liberdade-Lubango”, foi proposto que o melhoramento das condições de trabalho, garantia de apoio institucional, aumento do salário dos professores, contínuo desenvolvimento de equipa e formação, garantia de segurança de trabalho e fornecimento de matérias físicos podem ser adoptados.
Abstract: This study aimed at investigating the factors that influence positive and negatively in EFL teacher motivation at Escola de Magistério Secundário nº 135 – “Comandante Liberdade –Lubango. Therefore, EFL teachers at this school tend to teach English less motivated and as consequences, a) They tend to be less productive, fail in motivating and enhancing the learning of their students and students become negative and disrespectful toward teachers, affecting the smoothness and the effectiveness of the learning process (Kasimi & Hangişi 2021, Ipek & Kanatlar 2017, and Shishigu 2015). 8 EFL teachers and 1 principal participated in the study through a questionnaire (for teachers) and an interview (for the school principal). The results of the study concluded the following: The main factors that affect motivation among EFL teachers at “Escola de Magistério Secundário nº 135 - Comandante Liberdade-Lubango” have to do with recognition and prestige, working conditions, library and IT materials, salary and other compensations; To increase EFL teachers’ motivation from “Escola de Magistério Secundário nº 135 - Comandante Liberdade-Lubango”, it was proposed that improving the teachers’ working conditions, guarantee of institutional support, raise teachers’ salary, provision of staff development and training, guarantee of job security and provision of adequate physical facilities can be adopted.
Keywords: motivation
teacher motivation
reward system
job satisfaction
working conditions
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 12-Oct-2022
Appears in Collections:Ensino da Língua Inglesa / English Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Miguel Munda.pdf5.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.