Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/218
Título: Elaboração de Conteúdos Contextualizados da Disciplina Estudo do Meio para os Alunos da 2º Classe da Escola do Ensino Primário Nº 220 da Comuna do Hoque
Autor(es): Chipongue, Emília Lusse
Primeiro Orientador: Tinta, Francisco dos Santos
Resumo: Esta pesquisa inscreveu-se na seguinte temática: Elaboração de conteúdos contextualizados da disciplina Estudo do Meio para os alunos da 2ª classe da Escola do Ensino Primário nº 220 da Comuna do Hoque. Os objectivos que guiaram este trabalho foram os seguintes: Analisar o Processo de EnsinoAprendizagem da Disciplina Estudo do Meio na Escola em estudo; analisar o contexto sociocultural da comunidade em estudo e ajustar alguns conteúdos da disciplina Estudo do Meio da 2ª classe na língua e ambiente local. A pesquisa baseou-se no tipo de estudo descritivo com uma abordagem quali-quantitativa. Contou com uma população de cerca de 20 professores da escola do Ensino Primário nº220. Desta população foi retirada uma amostra de 10 professores que leccionam a 1ª e a 2ª classe. Após a recolha, análise e discussão dos resultados concluiu-se que o processo de ensino-aprendizagem da Escola do Ensino Primário nº 220 carece de melhoria. As metodologias usadas na abordagem da disciplina de Estudo do Meio não são favoráveis ao desenvolvimento da aprendizagem significativa. Por outro lado, não existe aplicação de outros meios didácticos para além do livro da classe. A adequação à linguagem materna do aluno e fazer compreender o mesmo nas abordagem dos diversos conteúdos foram as principais dificuldades relatadas pelos professores participantes. Diante destas debilidades, elaborou-se um guia didáctico de conteúdos contextualizados na língua materna (nganguela) dos alunos para que o processo de ensinoaprendizagem seja de acordo ao contexto ou realidade..
Resumo: This investigation was part of the following theme: Elaboration of contextualized contents of the Environmental Study subject for 2nd grade students at Escola do Elementary School nº 220 of Comuna do Hoque. The objectives that guided this work were: To analyze the Teaching-Learning Process of the Study of the Environment in the School under study; analyze the sociocultural context of the community under study and adjust some contents of the Middle Study subject of the 2nd grade in the local language and environment. The research was based on the type of descriptive study with a quantitative approach. It had a population of about 20 teachers from Elementary School No. 220. From this population, a sample of 10 teachers who teach 1st and 2nd grade was taken. After the collection, analysis and discussion of the results, it was concluded that the teaching-learning process at Escola do Elementary School nº 220 needs improvement. The methodologies used in the approach of the Study of the Environment discipline are not favorable to the development of meaningful learning. On the other hand, there is no application of other didactic means besides the classroom book. Adapting to the student's mother tongue and making them understand the different contents were the main difficulties reported by the participating teachers. Faced with these weaknesses, a didactic guide of content contextualized in the students' mother tongue was elaborated so that the teaching and learning process of the students is in accordance with the context or reality.
Palavras-chave: Conteúdos
Contextualização
Estudo do Meio
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 27-Set-2021
Aparece nas coleções:Ensino da Biologia / Biology Teaching

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Emilia Chipongue-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura1.09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.