Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/222
Title: Grau De Motivação Dos Professores De Geografia Do Magistério Primário E Secundário Do Lubango
Creator: Elias, Eduardo Mamingas
First Advisor: Galamba, Maria Isabel de Sá
Abstract: O presente trabalho com o tema “Grau de motivação dos professores de Geografia do Magistério Primário e Secundário do Município do Lubango”, onde identificou-se como problema de pesquisa: Qual é o grau de motivação dos professores de Geografia dos Magistério Primário e Secundário do Município do Lubango. Definiu-se como objectivo geral avaliar o grau de motivação dos professores de Geografia do Magistério Primário e Secundário do Município do Lubango. Para dar resposta a este objectivo, elaborou-se os seguintes objectivos específicos: descrever a importância da motivação no desempenho da profissão de docência; identificar os factores que influenciam na motivação e desmotivação dos professores; Propor algumas medidas que visem dirimir alguns constangimentos que afectam a motivação no desempenho da actividade docente. Trata-se de um estudo descritivo com um enfoque misto (qualitativo e quantitativo). O instrumento de recolha de dados utilizado foi o inquérito por questionário. Os resultados mostraram que a maior parte dos professores inquéridos das duas escolas têm um grau de motivação elevado, ou seja, encontram-se positivamente motivados apesar de existir um número considerável de professores com um grau de motivação baixa. Verificou-se também que os factores que influenciam na motivação e desempenho da carreira profissinal são: valorização da carreira docente, salário justo e oportunidade de formação e capacitação continua. Em contrapartida os factores que influenciam na desmotivação e desempenho da profissão são: desvalorização da carreira; liderança dos orgão de gestão da escola; salários baixos; número elevado de alunos por turma e a indisciplina dos alunos.
Abstract: The present work with the theme “Degree of motivation of Geography teachers of the Primary and Secondary Teaching of the Municipality of Lubango”, which identified as a research problem: What is the level of motivation of Geography teachers of the Primary and Secondary Teaching of the Municipality of Lubango. It was defined as a general objective to evaluate the level of motivation of Geography teachers in the Primary and Secondary Teaching of the Municipality of Lubango. To respond to this objective, the following specific objectives were elaborated: to describe the importance of motivation in the performance of the teaching profession; identify the factors that influence the motivation and demotivation of teachers; Propose some measures that aim to resolve some constraints that affect the motivation in the performance of the teaching activity. This is a descriptive study with a mixed approach (qualitative and quantitative). The data collection instrument used was the questionnaire survey. The results showed that most of the teachers surveyed in the two schools have a high level of motivation, that is, they are positively motivated despite the existence of a considerable number of teachers with a low level of motivation. It was also found that the factors influencing the motivation and performance of the professional career are: enhancement of the teaching career, fair salary and opportunity for training and continuous training. On the other hand, the factors that influence the lack of motivation and performance of the profession are: career devaluation; leadership of the school's management bodies; low salaries; high number of students per class and student indiscipline.
Keywords: Motivação
Professores
Geografia
Magistério
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 23-Sep-2021
Appears in Collections:Ensino da Geografia / Geography Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Eduardo Mamingas Elias-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura573.7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.