Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/226
Title: O Processo de Aprendizagem no Subsistema de Ensino de Adultos: Um Estudo dos Alunos da Escola Nº 50 na Cidade do Lubango
Creator: Chimbuerengue, Fernanda Mahinda Casselala Domingos
First Advisor: Guli, Eugénio Namuele
Abstract: A presente investigação tem como tema: O Processo de Aprendizagem no Subsistema de Ensino de Adultos: Um Estudo dos Alunos da Escola Nº 50 na Cidade do Lubango. Elaborou-se como problema de investigação a seguinte questão: Qual é o nível de escrita e leitura dos alunos do subsistema de Adultos? A pesquisa tem como objecto de estudo o ensino de adultos. O campo de acção o processo de ensino e aprendizagem dos alunos no Subsistema de adultos da escola nº 50 na cidade do Lubango. O Objectivo Geral é compreender os níveis de escrita e leitura dos alunos do subsistema de adultos. Os objectivos específicos figuram em revisar as teorias sobre o processo de ensino aprendizagem dos alunos no subsistema de adultos; identificar o processo de aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização; diagnosticar o processo de ensino-aprendizagem da escrita e leitura dos alunos da 6ªclasse no subsistema de adultos; processar, analisar, interpretar e discutir os dados recolhidos; sugerir alguns procedimentos combinados – formação de professores – nas metodologias e estratégias de ensino aprendizagem, para diminuir as dificuldades de leitura e escrita dos alunos da 6ª classe no subsistema de ensino de adultos. O referencial metodológico escolhido para a realização do presente estudo foi o design descritivo com uma abordagem mista (quanti-qualitativa). Para fazer fácil a investigação lancaram-se mãos a métodos de nível teóricos como Analisesintes; lógico histórico; sistémico-estrutural e métodos de nível empircos como inquérito por questionário; análise documental; observação. Para o presente trabalho a população em estudo será de 15 professores e 60 alunos totalizando 75 elementos. A amostra serão de 7 professores e 30 alunos totalizando 37 elementos. Conclui-se queSubsistema de educação de adultos constitui um conjunto integrado e diversificado de processos educativos baseados nos princípios, métodos e tarefas da andrologia e realiza-se na modalidade de ensino directo e /ou indirecto, assim sugere-se que aue a direcção da escola crie condições de aumentar os matérias didácticos de formas a facilitar a aprendizagem dos alunos no subsistema de ensino de adultos.
Abstract: The present investigation has as its theme: The Learning Process in the Adult Teaching Subsystem: A Study of Students at School Nº 50 in the City of Lubango. The following question was elaborated as a research problem: What is the level of writing and reading of students in the Adult subsystem? The research has as its object of study the teaching of adults. The field of action the teaching and learning process of students in the Adult Subsystem of school nº 50 in the city of Lubango. The General Objective is to understand the writing and reading levels of students in the adult subsystem. The specific objectives are to review theories about the teaching-learning process of students in the adult subsystem; identify the process of acquiring reading and writing in the literacy process; diagnose the teaching-learning process of writing and reading of 6th grade students in the adult subsystem; process, analyse, interpret and discuss the collected data; suggest some combined procedures – teacher training – in teaching-learning methodologies and strategies, to reduce the reading and writing difficulties of 6th grade students in the adult education subsystem. The methodological framework chosen for carrying out the present study was the descriptive design with a mixed (quanti-qualitative) approach. To make the investigation easier, theoretical level methods such as AnalysisSyntheses were used; historical logic; systemic-structural and empirical-level methods such as a questionnaire survey; document analysis; Note. For the present work, the population under study will be 15 teachers and 60 students, totaling 75 elements. The sample will be 7 teachers and 30 students totaling 37 elements. It is concluded that the adult education subsystem constitutes an integrated and diversified set of educational processes based on the principles, methods and tasks of andrology and is carried out in the form of direct and/or indirect teaching, so it is suggested that the school management create conditions to increase didactic materials in order to facilitate student learning in the adult education subsystem.
Keywords: Processo de ensino-aprendizagem
Subsistema de ensino de adultos
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 25-May-2022
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda M. C. D. Chimbuerengue -Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura392.33 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.