Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/238
Title: Análise Filosófica da Arte Africana como Função Social: Um Estudo Realizado Junto dos Alunos da 12ª classe do Liceu nº 257 (Ida) Escola Anexa ao Liceu da Arimba (Lubango)
Creator: Jeremias, Juliana Jovati Ezequiel
First Advisor: Bartolomeu, Manuel
Abstract: A análise filosófica da arte contribui para uma melhor valorização da cultura global. Com base a este pressuposto, sentimo-nos motivado a lavrar o trabalho de fim do curso com o tema: A análise filosófica da arte africana como função social: um estudo realizado junto dos alunos do Liceu nº 257 (IDA), escola anexa à Arimba (Lubango). Com base ao tema, temos como pergunta científica a seguinte: Qual é o problema que está em volta da análise filosófica da arte africana como função social? Como objecto de estudo temos: A análise filosófica da arte africana como função social, junto dos alunos do Liceu nº 257 (IDA). E para a realização da nossa pesquisa temos como objectivo geral: compreender a análise filosófica da arte africana como função social. Do objectivo geral surgiram as seguintes perguntas científicas: (1) Quais são os fundamentos teóricos que sustentam a análise filosófica da arte africana como função social; (2) Qual é o nível de conhecimento dos alunos da 12ª classe do Liceu nº 257 (IDA), relactivamente a análise filosófica da arte africana como função social; (3) Que estratégias a utilizar para melhorar o nível de conhecimento dos alunos referenciados no que concerne a análise filosófica da arte africana como função social. Das perguntas surgem as seguintes tarefas: (1) Determinar os fundamentos teóricos que sustentam o tema em destaque; (2) Diagnosticar o estado actual de conhecimento dos alunos relactivamente ao tema; (3) Recolher dados por via do inquérito e, posteriormente sugerir acções que visa o melhoramento do nível de conhecimento dos alunos da 12ª classe sobre a análise filosófica da arte africana como função social. A nossa investigação é de carácter filosófico e enquadra-se nos campos de Cultura e Filosofia Africana e Estética. A população foi constituída por trinta e cinco (35) alunos da 12ª classe do curso de C.E.J. onde retirou-se vinte e cinco (25) alunos que nos serviu de amostra. E nesta mesma pesquisa, usou-se métodos de nível teórico, empírico e estatístico. De modo geral, o trabalho começa por uma introdução, três capítulos com abordagens específicas, conclusão e sugestões.
Abstract: The philosophical analysis of art contributes to a better appreciation of global culture. Based on this assumption, we feel motivated to draw up the end-ofcourse work with the theme: The philosophical analysis of African art as a social function: a study carried out with students from High School nº 257 (IDA), a school attached to Arimba (Lubango). Based on the theme, we have as a scientific question the following: What is the problem surrounding the philosophical analysis of African art as a social function? As an object of study we have: The philosophical analysis of African art as a social function, with the students of High School nº 257 (IDA). And to carry out our research we have as a general objective: to understand the philosophical analysis of African art as a social function. The following scientific questions emerged from the general objective: (1) What are the theoretical foundations that support the philosophical analysis of African art as a social function; (2) What is the level of knowledge of the 12th grade students of High School nº 257 (IDA), regarding the philosophical analysis of African art as a social function; (3) What strategies to use to improve the level of knowledge of the referenced students regarding the philosophical analysis of African art as a social function. From the questions, the following tasks arise: (1) Determine the theoretical foundations that support the highlighted theme; (2) Diagnose students' current state of knowledge regarding the topic; (3) Collect data through the survey and then suggest actions aimed at improving the level of knowledge of 12th grade students on the philosophical analysis of African art as a social function. Our research is philosophical in nature and fits into the fields of African Culture and Philosophy and Aesthetics. The population consisted of thirty-five (35) students from the 12th grade of the C.E.J. where twenty-five (25) students were withdrawn and served as a sample. And in this same research, methods of theoretical, empirical and statistical level were used. Generally speaking, the work starts with an introduction, three chapters with specific approaches, conclusion and suggestions.
Keywords: Análise
Filosofia
Arte
Função.
Social
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-May-2021
Appears in Collections:Filosofia / Filosophy

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana J. E. Jeremias-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura337.43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.