Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/265
Título: Transição Democrática Em Angola E Os Desafios Da Estabilidade Da Cidadania (1991-2020)
Autor(es): Baltazar, Francisco do Rosário
Primeiro Orientador: Nhulilivali, NarcisoFelix José
Resumo: Este é um estudo que se enquadra no âmbito da história de Angola que analisa “A transição democrática em Angola e os desafios da estabilidade da cidadania (1991-2020).” E tornou-se possível mediante ao estudo de diversas bibliografias e da aplicação de um inquérito por questionário aos estudantes do 3º ano do curso de História ISCED-Huíla do regime diurno e pós-laboral. No domínio metodológico trata-se de uma pesquisa quantitativa com recurso aos os métodos: Histórico-lógico, Indutivo-dedutivo, análise e síntese, consulta bibliográfica e método dialéctico.Os resultados da parte empírica da investigação, demostraram que o tema em questão é pouco abordado e a mais 70% dos estudantes inqueridos, o seu nível de conhecimento é insuficiente. O trabalho está composto por uma introdução e três capítulos; o primeiro capítulo, fez-se a fundamentação teórica da investigação, onde contextualizamos a área de estudo destacamosa situação geográfica e histórica apoiando-se em autores que já abordaram sobre o assunto. O segundo capítulo fez-se a fundamentação metodológica da investigação, onde destacou-se, a transição democrática em Angola e os desafios da estabilidade da cidadania no período entre (1991 a 2020). O terceiro capítulo fez-se a fundamentação empírica da investigação, onde analisou-se e apresentou-se os resultados com base o trabalho de campo durante a investigação e finalmente as conclusões, sugestões bibliografia e anexos.
Resumo: This is a study that falls within the scope of the history of Angola that analyzes “The democratic transition in Angola and the challenges of the stability of citizenship (1991-2020).” And it became possible through the study of several bibliographies and the application of a questionnaire survey to students of the 3rd year of the ISCED-Huíla History course of the daytime and after-work regime. In the methodological domain, this is a quantitative research using the methods: Historical-logical, Inductive-deductive, analysis and synthesis, bibliographic consultation and dialectical method. addressed and to another 70% of the students surveyed, their level of knowledge is insufficient. The work consists of an introduction and three chapters; in the first chapter, the theoretical foundation of the investigation was made, where we contextualize the study area, highlight the geographical and historical situation, relying on authors who have already addressed the subject. The second chapter provided the methodological basis of the investigation, where the democratic transition in Angola and the challenges of the stability of citizenship in the period between (1991 to 2020) were highlighted. The third chapter presents the empirical foundation of the investigation, where the results are analyzed and presented based on the field work during the investigation and finally the conclusions, bibliography suggestions and annexes.
Palavras-chave: Transição Democrática
Angola
Cidadania
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 22-Fev-2022
Aparece nas coleções:Ensino da História / History Teaching

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
História Baltazar.pdfBaltazar929.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.