Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/279
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAfonso, Hernaine Bulica Moisés-
dc.date.accessioned2023-02-27T10:39:13Z-
dc.date.available2023-02-27-
dc.date.available2023-02-27T10:39:13Z-
dc.date.issued2021-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/279-
dc.description.abstractThe theme of this work is: The importance of the school-community relationship in the preservation and maintenance of school heritage. A study with teachers and students of the Rainha Nangombe primary school nº 571 in the municipality of Cacula. We tried to answer the following question: What is the importance of the school-community relationship in the preservation and maintenance of school heritage? It is in this perspective that the following research object was developed: The school-community relationship in the preservation and maintenance of school heritage, taking into account the question raised, the general objective was defined: To describe the importance of the school-community relationship in the preservation and maintenance of the school heritage, at Rainha Nangombe school nº 571 in the municipality of Cacula. In order to fulfill the general objective, the following specific objectives were outlined: 1) bibliographic review for the elaboration of the conceptual theoretical framework; 2) methodological argumentation concerning the importance of the school-community relationship in the preservation and maintenance of the school heritage, in the Rainha Nangombe primary school; 3) develop instruments for investigation; 4) presentation and analysis of the data obtained. The field of action of the investigation is centered in the scope of Pedagogical Psychology, specifically in the primary school Rainha Nangombe nº 571 of Cacula. The population consisted of 8 teachers and 60 parents and guardians of the Rainha Nangombe primary school nº 571 of Cacula, from which a sample of 8 teachers and 20 parents and guardians was extracted, selected through a census-type sampling. for teachers and simple random probabilistic sampling for guardians. Descriptive design was used, as the importance of the school-community relationship in the preservation and maintenance of school heritage was described. The research tasks were carried out using the following methods: Theoretical methods (Historical-logical and Analysis and synthesis), empirical: (Statistical and questionnaire survey). 87.5% of the teachers and 80% of the parents answered that the school-community relationship is very important in the preservation and maintenance of the school heritage.pt
dc.languageporpt
dc.publisherInstituto Superior de Ciências de Educação da Huílapt
dc.rightsAcesso Abertopt
dc.subjectEscolapt
dc.subjectComunidadept
dc.subjectPatrimônio Escolar.pt
dc.titleImportância Da Relação Escola-Comunidade Na Preservação E Manutenção Do Património Escolar. Um Estudo Junto Dos Professores E Alunos Da Escola Primária Rainha Nangombe Nº 571 Do Município Da Caculapt
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt
dc.contributor.advisor1Inocêncio , Alice-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema: A importância da relação escola-comunidade na preservação e manutenção do patrimônio escolar. Um estudo junto dos professores e alunos da escola primária Rainha Nangombe nº 571 do município da Cacula. Procurou-se respondender a seguinte questão: Qual é a importância da relação escola-comunidade na preservação e manutenção do património escolar? É nesta perspectiva que se desenvolveu o seguinte bjecto de investigação: A relação escola-comunidade na preservação e manutenção do património escolar, tendo em conta a questão levantada definiu-se como objetivo geral: Descrever a importância da relação escola comunidade na preservação e manutenção do património escolar, na escola Rainha Nangombe nº 571 do município da Cacula. Para o cumprimento do objectivo geral, traçou-se os seguintes objectivos especificos: 1) revisão bibliográfica para a elaboração do marco teórico conceptual; 2) argumentação metológica relactiva à importância da relação escola comunidade na preservação e manutenção do património escolar, na escola primária Rainha Nangombe; 3) elaborar instrumentos para a investigação; 4) apresentação e análise dos dados obtidos. O campo de acção da investigação centra-se no âmbito da Psicologia Pedagógica, concretamente na escola primária Rainha Nangombe nº 571 da Cacula. A população foi constituida por 8 professores e 60 pais e encarregados de educação da escola primária Rainha Nangombe nº 571 da Cacula, dos quais extraiu-se uma amostra de 8 professores e 20 pais e encarregados de educação, selecionados através de uma amostragem do tipo censo para os professores e amostragem probabilística aleatória simples para os encarregados de educação. Recorreu-se ao design descritivo, pois descreveu-se a importância da relação escola-comunidade na preservação e manutenção do património escolar. As tarefas da investigação foram realizadas utilizando os seguintes metódos: Metódos teóricos (Histórico-lógico e Análise e sintése), empíricos: ( Estatístico e inquérito por questionário). 87,5% dos professores e 80% dos pais, responderam ser muito importante relação escola comunidade na preservação e manutenção do património escolar.pt
dc.publisher.countryAngolapt
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Sociais e Educaçãopt
dc.publisher.initialsISCED-Huílapt
dc.subject.cnpqÁrea de Pesquisa::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSICOLOGIA, HERNAINE (JANEIRO)(2) (4).pdfHERNAINE1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.