Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/287
Title: Alternativa Metodológica Para O Tratamento Do Conteúdo Sobre Oxidação-Redução Na 11ª Classe Do Ii Ciclo Do Ensino Secundário
Creator: Vunda, Joselena Vera da Silva
Mangundo, Madalena Ngueve
First Advisor: Isaías, Malaquias
Abstract: Um dos problemas que se observa de forma nítida na aprendizagem dos conteúdos da Química no II Ciclo do Ensino Secundário, precisamente na 11ª Classe do Liceu 26 de Abril nº 1677-Lubango, é a transmissão literal dos conteúdos do professor que se considera o detentor absoluto dos conhecimentos, para um aluno totalmente dependente, que transporta uma grande passividade e letargia na construção do conhecimento científico. Muitas das vezes as causas são atribuídas a falta de laboratórios nas escolas, embora a criatividade do professor também pode ser um outro problema. Em Química há conceitos que devem ser ensinados a partir do quotidiano do aluno e de forma contextualizada. Daí que essa investigação, está focada na importância da utilização de experimentos simples contextualizados no tratamento do conteúdo sobre reacções de oxidação-redução na 11ª Classe do II Ciclo do Ensino Secundário. Existe dificuldades nos alunos de perceber a ocorrência do processo de oxidação-redução por se considerar na maior parte das vezes um fenómeno de uma certa abstracção. As autoras, em conversa com os alunos da 11ª Classe do Liceu 26 de Abril nº 1677-Lubango, perceberam que estes, têm enormes dificuldades em relacionar as reacções de oxidação-redução com alguns fenómenos que acontecem no dia-a-dia porque os conteúdos provavelmente, têm sido ministrados de forma muito teórica. A ideia do trabalho, é de contribuir na melhoria da aprendizagem dos alunos no conteúdo sobre as reacções de oxidação-redução na 11ª Classe do II Ciclo do Ensino Secundário através de experimentos simples contextualizados. Para contrapor tal preocupação, foi elaborada uma estratégia metodológica baseada nos experimentos simples contextualizados para o tratamento das reacções de oxidação-redução de maneira a promover a aprendizagem significativa nos alunos, facilitando a participação efectiva na construção do conhecimento científico. Com um desenho descritivo, o trabalho foi conduzido com auxílio dos métodos tradicionalmente utilizados neste tipo de investigação. Com a investigação espera-se contribuir na dinamização do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo em causa.
Abstract: One of the problems that is clearly observed in learning the contents of Chemistry in the Second Cycle of Secondary Education, precisely in the 11th Class of Liceu 26 de Abril nº 1677-Lubango, is the literal transmission of contents from the teacher who considers himself the absolute holder of knowledge, for a totally dependent student, who carries a great passivity and lethargy in the construction of scientific knowledge. The causes are often attributed to the lack of laboratories in schools, although the teacher's creativity can also be another problem. In Chemistry there are concepts that must be taught from the student's daily life and in a contextualized way. Hence, this investigation is focused on the importance of using simple experiments contextualized in the treatment of content on oxidation-reduction reactions in Grade 11 of the Second Cycle of Secondary Education. There are difficulties for students to understand the occurrence of the oxidation-reduction process because it is considered, in most cases, a phenomenon of a certain abstraction. The authors, in conversation with the students of the 11th Class of Liceu 26 de Abril nº 1677-Lubango, noticed that they have enormous difficulties in relating the oxidation-reduction reactions with some phenomena that happen in the day-to-day because the contents they have probably been taught in a very theoretical way. The idea of ​​the work is to contribute to the improvement of students' learning in the content on oxidation-reduction reactions in the 11th Grade of the II Cycle of Secondary Education through simple contextualized experiments. To counteract this concern, a methodological strategy was developed based on simple experiments contextualized for the treatment of oxidation-reduction reactions in order to promote meaningful learning in students, facilitating effective participation in the construction of scientific knowledge. With a descriptive design, the work was conducted with the help of methods traditionally used in this type of investigation. With the investigation it is expected to contribute to the dynamization of the teaching-learning process of the content in question.
Keywords: reacções de oxidação-redução-experimentos
simples contextualizados -aprendizagem significativa
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 21-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Química- Joselena Vunda e Madalena Mangundo .pdfJoselena Vunda e Madalena Mangundo1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.