Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/300
Title: Estratégia Metodológica Baseada Nos Vídeo-Aulas Para O Processo De Ensino-Aprendizagem Do Conteúdo Concentrações Das Soluções Na 9ª Classe Do Complexo Escolar Do Ensino Especial Nº 797 Do Lubango
Creator: Tyitenha, Câmia Tyifuku Manuel
Noé, Jeckson Mauro Ramos
First Advisor: Justo, Adelino
Abstract: Quando se estuda a temática referente às concentrações das soluções, vê-se a necessidade de se recorrer a estratégias metodológicas que promovam com facilidade a sua compreensão. Devido a importância do assunto, optou-se por uma alternativa metodológica que se adeque com os tempos em que vivemos, a famosa era digital. Daí que se apresenta a proposta de uso de vídeo nas aulas de Química para se ensinar o conteúdo das concentrações das soluções no Complexo Escolar do Ensino Especial nº 797 do Lubango. Esse estudo foi direccionado aos estudantes portadores de deficiência auditiva, a fim de ajudá-los a compreender melhor a temática em análise, uma vez que estes têm sofrido bastante pelas suas limitações e métodos corriqueiros utilizados pelos professores, daí que a presente proposta, que centra-se no uso de vídeo-aulas, afigura-se como uma estratégia eficaz para melhorar a aprendizagem desse conteúdo. Assim, esse trabalho visa dar solução ao seguinte problema: como melhorar o processo de ensino-aprendizagem das concentrações das soluções no Complexo Escolar do Ensino Especial nº 797 do Lubango usando como recurso a video-aula? Nesta mesma senda, o objectivo perseguido foi o de propor uma estratégia metodológica baseada em vídeo-aulas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem das concentrações das soluções na 9ª classe no Complexo Escolar do Ensino Especial nº 797 do Lubango. Através de um estudo descritivo, foi feita uma revisão bibliográfica bastante diversificada e integrada com os dados resultantes de um inquérito por questionário aplicado. Após isso, diagnosticou-se de maneira clara, a situação actual do problema, em seguida, fundamentou-se e elaborou-se a presente estratégia metodológica, que se baseia essencialmente na utilização de vídeo aulas no processo de ensino-aprendizagem das concentrações das soluções a instituição escolar supracitada.
Abstract: When studying the theme related to the concentration of solutions, it is necessary to resort to methodological strategies that easily promote its understanding. Due to the importance of the subject, we opted for a methodological alternative that fits with the times we live in, the famous digital age. Hence, the proposal of using video in Chemistry classes to teach the content of concentrations of solutions in Complexo Escolar do Ensino Especial nº 797 in Lubango is presented. This study was aimed at students with hearing impairment, in order to help them better understand the subject under analysis, since they have suffered a lot due to their limitations and common methods used by teachers, hence the present proposal, which focuses on The use of video lessons appears to be an effective strategy to improve the learning of this content. Thus, this work aims to solve the following problem: how to improve the teaching-learning process of concentrations of solutions in Complexo Escolar do Ensino Especial nº 797 in Lubango using video lessons as a resource? In the same vein, the objective pursued was to propose a methodological strategy based on video lessons to improve the teaching-learning process of concentrations of solutions in the 9th grade at Complexo Escolar do Ensino Especial nº 797 in Lubango. Through a descriptive study, a very diversified bibliographic review was carried out and integrated with the data resulting from an applied questionnaire survey. After that, the current situation of the problem was clearly diagnosed, then the present methodological strategy was based and elaborated, which is essentially based on the use of video lessons in the teaching-learning process of the concentrations of the solutions to the aforementioned school institution.
Keywords: Química
mol
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 25-Jan-2021
Appears in Collections:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Quimica-Camia Tyitenha Jeckson Noe.pdfCamia Tyitenha Jeckson Noe1.48 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.