Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/302
Título: Concepções Alternativas Dos Alunos Sobre Os Conceitos De Átomo, Molécula E Ião Na 7ª Classe Do I Ciclo Do Ensino Secundário
Autor(es): Nungulo, Moisés Tadeu
Cawanga, Deolinda Marta Issassa
Primeiro Orientador: Wanzolani, Makanatoko
Resumo: O presente documento é um produto de uma reflexão profunda sobre a problemática interessante e actual acerca das concepções alternativas dos alunos sobre os conceitos de átomo, molécula e ião da 7ª classe do colégio nº 90. As concepções alternativas dos alunos, como variável do ensino pode criar uma barreira na aprendizagem destes conceitos, sendo centrais no ensino da Química. O objectivo deste trabalho é de identificar as concepções alternativas dos alunos do referido colégio sobre os conceitos de átomo, molécula e ião. Este trabalho assume um desenho do tipo exploratório-explicativo e, para a sua realização utilizou-se os métodos teóricos e empíricos. Aplicou-se um questionário de inquérito aos professores de química e um teste de conhecimento aos alunos do mesmo colégio para a recola de dados. Os resultados mostram que esses alunos exibem concepções alternativas sobre os referidos conceitos e os professores não utilizam as concepções alternativas dos alunos as suas práticas pedagógicas. E por fim, elaborou-se uma lista das concepções alternativas dos alunos sobre os conceitos de átomo, molécula e ião
Resumo: The present document is the product of a deep reflection on the interesting and current problematic about the students' alternative conceptions about the concepts of atom, molecule and ion of the 7th grade of college nº 90. The students' alternative conceptions, as a teaching variable can to create a barrier in the learning of these concepts, being central in the teaching of Chemistry. The objective of this work is to identify the alternative conceptions of the students of the referred college on the concepts of atom, molecule and ion. This work assumes an exploratory-explanatory design and, for its accomplishment, theoretical and empirical methods were used. An inquiry questionnaire was applied to chemistry teachers and a knowledge test to students from the same college for data collection. The results show that these students exhibit alternative conceptions about these concepts and the teachers do not use the students' alternative conceptions in their pedagogical practices. Finally, a list of alternative conceptions of the students about the concepts of atom, molecule and ion was elaborated.
Palavras-chave: concepção alternativa
aprendizagem significativa
processo de Ensino-Aprendizagem
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 21-Fev-2022
Aparece nas coleções:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Quimica-Deolinda Cawanga e Moises Nungulo.pdfDeolinda Cawanga & Moises Nungulo572.48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.