Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/304
Title: O Jogo Didáctico “Dados Orgânicosˮ Como Estrategia Metodologica Para Melhorar O Processo De Ensino Aprendizagem Das Funções Orgánicas Oxigenadas Na 12ª Classe
Creator: Gonga, Jurema Yara do Rosário Alexandre
Jamba, Vanda Maria
First Advisor: Pedro, Francisco
Abstract: O diagnóstico feito aos professores e alunos permitiu saber as principais dificuldades de aprendizagem dos conteúdos sobre o Tema Funções Orgânicas Oxigenadas pelos alunos da 12ª Classe do Liceu nº 1642 do Município de Chicomba, Província da Huíla. As dificuldades de aprendizagem dos conteúdos sobre o Tema Funções Orgânicas Oxigenadas estão relacionadas com a terminologia e metodologias puramente teóricas e expositivas usadas pelos professores para explicar conteúdos complexos inerentes à própria temática não contribuindo para estabelecer relações significativas com os conceitos que se deseja que os alunos aprendam. Para minimizar tais dificuldades, o presente estudo buscou uma aproximação entre as Ciências Cognitivas e a Semiótica Peirceana para propor o uso do jogo “Dados Orgânicos” no processo e ensino aprendizagem do referido tema. Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados métodos teóricos, empíricos e técnicas empíricas. Com o Trabalho espera-se contribuir para a construção e reconstrução do conhecimento sobre a aprendizagem das funções oxigenadas e permitir que se elaborem melhores metodologias sobre a temática em estudo.
Abstract: The diagnosis made to the teachers and students revealed the main difficulties in learning the content on the Theme Oxygenated Organic Functions by the students of the 12th Grade of Liceu nº 1642 of the Municipality of Chicomba, Province of Huíla. The learning difficulties of the contents on the Theme Oxygenated Organic Functions are related to the terminology and purely theoretical and expository methodologies used by the teachers to explain complex contents inherent to the theme itself do not provide for establishing purely theoretical relations that are evaluated as meaningless. To minimize such difficulties, the present study sought to approximate Cognitive Sciences and Peircean Semiotics to propose the use of the game “Organic Data” in the process and teaching-learning of the aforementioned theme. For the development of the work, theoretical and empirical methods and empirical techniques were used. With the Work, he hopes to contribute to the construction and reconstruction of sober knowledge to learn the functions of oxygenates and allow better methodologies to be developed on the subject under study.
Keywords: Funções orgânicas oxigenadas
aprendizagem
jogos
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 25-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Química / Chemistry Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Química-Jurema Gonga e Vanda Jamba (2).pdfJurema Gonga & Vanda Jamba1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.