Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/309
Title: Necessidade De Enquadramento De Aulas De Campo No Âmbito De Arqueologia. Um Contributo Para O P. E. A. Nos Estudantes Do 3º Ano Do Curso De Historia
Creator: Daniel, Antónia K. Hime
Francisco, Suraiya P. Van- Dúnem
First Advisor: de Matos, José Alfredo
Abstract: A presente monografia tem como tema ´´ necessidade de enquadramento de aulas de campo no âmbito de arqueologia. Um contributo para o P. E. A. nos estudantes do 3º ano do curso de história ´´, é fruto de um ensaio teórico-bibliográfico. Para tal, o tema contou com o objectivo geral que consiste em analisar a necessidade de enquadramento de aulas de campo no âmbito da Arqueologia nos estudantes do 3.º ano do curso de história do ISCED-HUÍLA. No que tange aos objectivos específicos, descrever a necessidade de enquadramento de aulas de campo no âmbito da Arqueologia nos estudantes do 3.º ano do curso de história do ISCED-HUÍLA; Identificar a necessidade de enquadramento de aulas de campo no âmbito da arqueologia nos estudantes do 3.º ano do curso de história do ISCED-HUÍLA; Propor metodologias de aulas de campo com base nos empecilhos que os estudantes do 3.º ano do curso de história do ISCED-HUÍLA apresentaram no inquérito e na entrevista. Para responder estes objectivos, foi levantado as seguintes perguntas de partida a ser investigada: Quais são as causas da Necessidade de enquadramento de aulas de campo no âmbito da Arqueologia? Qual é a relação existente entre a arqueologia teórica e a prática? Quais são as propostas de enquadramento de aulas de campo no âmbito da arqueologia de campo? Métodos teóricos utilizados foram os seguintes: o método pesquisa bibliográfica, análise documental, histórico e o método comparativo e as técnicas de inquérito por questionário e a entrevista. O trabalho está estruturado em três capítulos onde procuramos fazer o seguinte esboço: Capítulo I- Fundamentação Teórica: O objectivo é apresentar o estado da arte sobre a ciência Arqueológica, desde os seus primórdios, técnicas de pesquisa as diferentes categorias de arqueologia. É também discutido como é o ensino da Arqueologia além do espaço tradicional de ensino, a sala de aula, trata-se das aulas de campo, as vantagens que as aulas de campo proporcionam na aprendizagem significativa. Capítulo II- Necessidade de enquadramento de aulas de campo na disciplina de Arqueologia no curso de História: O objectivo é enquadrar nas cadeiras de Arqueologia uma visão mais prática através de aulas de campo onde se poderá conciliar a teórica da prática. São discutidos diversos empecilhos para as aulas campo e como ultrapassa-las e suas respectivas vantagens. Capítulo III- Análise e Interpretação dos Resultados Obtidos Através do Inquérito Aplicado aos Estudantes.
Abstract: The present monograph has as its theme ´´ the need to frame field classes in the field of archaeology. A contribution to the P.E.A. in students of the 3rd year of the history course ´´, is the result of a theoretical-bibliographical essay. To this end, the theme had the general objective of analyzing the need for framing field classes in the context of Archeology for students of the 3rd year of the history course at ISCED-HUÍLA. With regard to the specific objectives, describe the need for framing field classes within the scope of Archeology for students of the 3rd year of the history course at ISCED-HUÍLA; To identify the need for framing field classes in the field of archeology for students in the 3rd year of the history course at ISCED-HUÍLA; Propose methodologies for field classes based on the obstacles that the 3rd year students of the history course at ISCED-HUÍLA presented in the survey and interview. To respond to these objectives, the following starting questions were raised to be investigated: What are the causes of the need to frame field classes within the scope of Archaeology? What is the relationship between theoretical and practical archeology? What are the proposals for framing field classes within the scope of field archeology? Theoretical methods used were the following: the bibliographic research method, document analysis, historical and comparative method and the techniques of inquiry by questionnaire and interview. The work is structured in three chapters where we try to make the following outline: Chapter I- Theoretical Foundation: The aim is to present the state of the art on Archaeological science, since its beginnings, research techniques and different categories of archaeology. It is also discussed how the teaching of Archeology is beyond the traditional teaching space, the classroom, it is about field classes, the advantages that field classes provide in meaningful learning. Chapter II- Necessity of framing field classes in the subject of Archeology in the History course: The aim is to frame a more practical vision in Archeology subjects through field classes where theory and practice can be reconciled. Several obstacles to field classes are discussed and how to overcome them and their respective advantages. Chapter III- Analysis and Interpretation of the Results Obtained Through the Survey Applied to Students.
Keywords: Arqueologia
Aula teórica e Aulas Práticas
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da História / History Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suraya Francisco.pdfSuraya Francisco892.96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.