Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/312
Title: Importância Da Interacção Social No Rendimento Escolar: Um Estudo Junto Dos Alunos Da 2ª Classe Da Escola Do Ensino Primário Nº 60 Do Lubango”
Creator: Chipilica, Tiago
First Advisor: Jambela, Valentino Mateus
Abstract: O tema do presente trabalho, “Circunscreve-se na importância da interacção social no rendimento escolar dos alunos da 2ª classe da Escola do ensino primário Nº 60 do Lubango’’. A partir deste tema, levantou-se o seguinte problema científico: Qual é a importância da interacção social no rendimento escolar dos alunos da 2ª classe da Escola do ensino primário Nº 60 do Lubango? De acordo com o problema em causa, definiu-se o objectivo geral ue consiste em descrever a importância da interacção social no rendimento escolar dos alunos da 2ª classe da Escola do ensino primário Nº 60 do ubango. E, do objectivo geral, deduziram-se os seguintes objectivos específicos: 1- Identificar as principais teorias que se debruçam sobre o objecto de estudo; 2- Caracterizar a situação actual do objecto de estudo na escola investigada; 3-Elaborar, aplicar e interpretar os resultados do inquérito por questionário (aplicado) na escola investigada. O campo de acção circunscreve-se no âmbito da Psicologia pedagogica. É de design descritivo do tipo quantitativo, para obtenção dos dados utilizou-se como instrumento o inquérito por questionário. A população foi constituída por 10 professores, 2ª classe do mesmo colegio, a amostra foi de 10 professores, seleccionados através de critérios amostragem do tipo censo. Recorreu-se aos métodos teóricos (Histórico lógico, Dedutivo-indutivo e Análise-Síntese), métodos empíricos (Inquérito por questionário e o estatístico). Os resultados indicaram que a cerca de 100% dos professores entrevistados já ouviram falar sobre interacção social e maior parte afirmou que a importância da interacção social é de estimular o desenvolvimento cognitivo, competências sociais e atitudes cooperativas
Abstract: The theme of the present work, “It is limited to the importance of social interaction in the academic performance of the 2nd grade students of Primary School Nº 60 in Lubango”. From this theme, the following scientific problem arose: What is the importance of social interaction in the academic performance of 2nd grade students at Primary School No. 60 in Lubango? According to the problem in question, the general objective was defined, which consists of describing the importance of social interaction in the academic performance of 2nd grade students at Primary School No. 60 in Ubango. And, from the general objective, the following specific objectives were deduced: 1- Identify the main theories that deal with the object of study; 2- Characterize the current situation of the object of study in the investigated school; 3-Develop, apply and interpret the results of the questionnaire survey (applied) in the investigated school. The field of action is limited to Pedagogical Psychology. It has a descriptive quantitative design. To obtain the data, a questionnaire survey was used as an instrument. The population consisted of 10 teachers, 2nd class of the same school, the sample was 10 teachers, selected through sampling criteria of the census type. We resorted to theoretical methods (Logical History, Deductive-Inductive and Analysis-Synthesis), empirical methods (Inquiry by questionnaire and statistics). The results indicated that about 100% of the teachers interviewed had already heard about social interaction and most of them said that the importance of social interaction is to stimulate cognitive development, social skills and cooperative attitudes.
Keywords: Interacção Socia
Rendimento escolar
Alunos
Psicologia
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 24-Feb-2022
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCHIPILICA-PSICOLOGIA (1).pdfTCHIPILICA508.36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.