Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/366
Título: Casos de Concordância Verbal nos Textos dos Alunos da 10ª Classe da Escola n.º 1202 “25 de Abril”, no Município de Caluquembe
Autor(es): Watyilenge, Anita Adelaide Ngundja
Kasinda, Tomás Nambi Tchinene
Primeiro Orientador: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Resumo: O presente trabalho centra-se no estudo de casos de concordância verbal nos textos dos alunos da 10a Classe da N.º 1202 “Escola 25 de Abril” de Caluquembe. Os objectivos principais são: contribuir com propostas Metodológicas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem da concordância verbal; identificar casos de concordância verbal nos textos dos alunos; propor sugestões metodológicas para diminuição das dificuldades dos alunos. Os objectivos foram alcançados através da seguinte questão de pesquisa: Que aspectos de concordância verbal podemos encontrar nos textos dos alunos da 10a Classe da 1202 “Escola 25 de Abril de Caluquembe”? Baseamo-nos numa teoria composta por Dias (1970), Cunha (1985), Cunha e Cintra (2000), Bechara (2001) e Almeida (2009). A metodologia utilizada enquadra-se no método analítico-descritivo. Os dados foram colectados nas redacções dos alunos na prova final. Após à correcção destes textos, fizemos o levantamento dos problemas de concordância encontrados nas respectivas composições. O nosso objectivo consistiu em detectar o número de desvios no uso da concordância verbal para contribuir com propostas metodológicas para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Analisamos os casos de concordância verbal nas produções dos alunos da 10a classe, da escola N.º 1202 “25 de Abril”, no Município de Caluquembe e concluímos que existem desvios de concordância verbal. Os dados referem que 58,33% de casos são de falta de concordância do verbo com o complemento directo em número, 33,33% de casos são de falta de concordância do verbo com o complemento directo em género.
Resumo: his paper focuses on the study of cases of verb agreement in the texts of the 10th graders of "Escola 25 de Abril" in Caluquembe. The main objectives are: to contribute methodological proposals for improving the teaching-learning process of verb agreement; to identify cases of verb agreement in the students' texts; to propose methodological suggestions for reducing the students' difficulties. The objectives were achieved through the following research question: What aspects of verb agreement can we find in the texts of the 10th graders of the 1202 "Escuela 25 de Abril de Caluquembe"? We used a theory based on Dias (1970), Cunha (1985), Cunha and Cintra (2000), Bechara (2001) and Almeida (2009). The methodology used falls within the analytical-descriptive method. The data was collected from the students' essays in the final exam. After correcting these texts, we surveyed the concordance problems found in the respective compositions. Our aim was to detect the number of deviations in the use of verb agreement in order to contribute to methodological proposals for improving the teaching-learning process of the Portuguese language. We analyzed the cases of verb agreement in the productions of 10th graders at school No. 1202 "25 de Abril" in the municipality of Caluquembe and concluded that there are deviations in verb agreement. The data shows that 58.33% of the cases involve a lack of agreement between the verb and the direct complement in number, and 33.33% of the cases involve a lack of agreement between the verb and the direct complement in gender.
Palavras-chave: Sintaxe
Concordância verbal
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 1-Mar-2021
Aparece nas coleções:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Casos de concordância verbal.pdf645.75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.