Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/374
Title: Propostas Metodológicas para o Ensino do Texto Lírico nas Escolas do I Ciclo do Ensino Secundário do Nambambi
Creator: Chitioco, Elisa Crizandra Pahula Sabonete
First Advisor: Moreira, Licínio Luís Narciso de
Abstract: O presente trabalho intitula-se “PROPOSTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DO TEXTO LÍRICO NAS ESCOLAS DO I CICLO DO ENSINO SECUNDÁRIO DO NAMBAMBI” e procura estudar o ensino do texto Lírico em sala de aula, pois que o mesmo contribui, tal como os outros textos, se bem estudado, para o domínio da língua em todas as suas vertentes. O problema de investigação resume-se na seguinte pergunta: Que metodologias devem ser usadas no ensino do texto lírico nas escolas do I Ciclo do Ensino Secundário do Nambambi? O objecto de estudo assenta no processo de ensino- aprendizagem, concretamente na metodologia que deve ser utilizada no ensino do texto lírico das escolas em epígrafe, localizada no município do Lubango. Tendo em conta o problema identificado e o objecto de estudo, o campo de acção do presente trabalho é do domínio da Didáctica da Língua Portuguesa porque procura melhorar o processo de ensino da mesma disciplina no que ao texto lírico diz respeito. A pesquisa tem como objectivo geral contribuir para o melhoramento do ensino do texto lírico nas escolas do I Ciclo do Ensino Secundário do Nambambi. Durante a elaboração do trabalho, foram utilizados as seguintes técnicas: Inquérito por Questionário, Pesquisa Bibliográfica e Tratamento de Dados. O estudo é do tipo Descritivo. Trabalhou-se com uma população composta por 30 professores; dessa população foi extraída uma amostra de 18 professores, totalizando 60% da população e o tipo de amostra foi a Acidental. Defende-se a ideia de que o texto Lírico tem sido pouco estudado com a metodologia adequada para que os alunos o dominem e, consequentemente, dominem a língua através dele. Os principais resultados resumem-se no facto de os professores terem pouco domínio da metodologia para o ensino do texto lírico, o que acaba contribuindo para o pouco domínio dos alunos sobre o mesmo. Após nos basearmos na análise literária proposta por Moisés (2007), chegamos a conclusão de que a análise literária do texto lírico no I Ciclo, deverá passar pelas seguintes fazes: leitura; reconhecimento do índice denotativo e conotativo; identificação e interpretação das constantes ou recorrências do texto; análise geral do conteúdo; verificação dos elementos extrínsecos e finalmente a conclusão do poema.
Abstract: This paper is entitled "METHODOLOGICAL PROPOSALS FOR TEACHING THE LYRIC TEXT IN NAMBAMBI'S SECONDARY SCHOOLS" and seeks to study the teaching of the lyric text in the classroom, since it contributes, like other texts, if well studied, to the mastery of language in all its aspects. The research problem is summed up in the following question: What methodologies should be used in the teaching of lyric text in secondary schools in Nambambi? The object of the study is based on the teaching-learning process, specifically the methodology that should be used in the teaching of the lyrical text in the schools in question, located in the municipality of Lubango. Taking into account the problem identified and the object of study, the field of action of this work is in the field of Portuguese Language Teaching because it seeks to improve the teaching process of the same subject as far as the lyrical text is concerned. The general aim of the research is to help improve the teaching of lyrical texts in secondary schools in Nambambi. The following techniques were used in the preparation of the work: Questionnaire Survey, Bibliographical Research and Data Processing. The study is descriptive. We worked with a population of 30 teachers; a sample of 18 teachers was drawn from this population, totaling 60% of the population and the type of sample was Accidental. It is argued that the lyric text has been little studied with the appropriate methodology for students to master it and, consequently, to master the language through it. The main results are summarized in the fact that teachers have little command of the methodology for teaching the lyric text, which ends up contributing to the students' lack of mastery of it. After basing ourselves on the literary analysis proposed by Moisés (2007), we came to the conclusion that literary analysis of the lyrical text in the 1st Cycle should go through the following stages: reading; recognizing the denotative and connotative index; identifying and interpreting the text's constants or recurrences; general content analysis; checking the extrinsic elements and finally concluding the poem.
Keywords: Análise do Texto Literário
Texto Lírico
Didáctica do Texto Literário
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 20-Jan-2021
Appears in Collections:Ensino da Língua Portuguesa / Portuguese Language Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Propostas Metodológicas para o Ensino do Texto Lírico.pdf625.49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.