Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/376
Title: Divisão de Números Decimais – Proposta de Uma Estratégia Metodológica para O Ensino na 5ª Classe
Creator: Jamba, Américo Malenga
First Advisor: Matias, Bernardo Filipe
Second Advisor: Bento, Bernardo Filipe Matias
Abstract: O estudo dos números decimais, segundo os programas de matemática do sistema vigente no nosso país é abordado a partir da 3a classe do Ensino Primário, com as operações de adição e subtracção; na 4a classe, a multiplicação de números decimais, para além da adição e subtracção. No entanto, só a partir da 5a classe é que se trata da divisão de números decimais. Este trabalho apresenta um estudo, com enfoque predominantemente qualitativo, de carácter descritivo. Analisou-se o estado actual do ensino da divisão de números decimais, onde com a aplicação de diferentes instrumentos de investigação, dentre os quais se destaca o facto de que na observação e questionários, os resultados comprovaram que há muitas dificuldades no processo de ensino da Matemática, no que concerne ao ensino da divisão de números decimais, condicionando assim a boa aprendizagem por parte dos alunos. Para a solução do problema identificado, elaborou-se uma proposta metodológica, para a divisão de números decimais na 5a classe, no contexto do tema “Números e Operações”. Na concepção das estratégias de ensino, utilizou-se uma abordagem baseada na resolução de problemas do dia-a-dia, onde o aluno tem a oportunidade de aprender a Matemática, relacionando-a com o seu quotidiano. Por fim, submeteu-se a proposta metodológica aos especialistas para ser validada.
Abstract: The study of decimal numbers, according to the mathematics programs of the current system in our country is approached from the 3rd grade of Primary Education, with the operations of addition and subtraction; in 4th class, the multiplication of decimal numbers, in addition to addition and subtraction. However, only from the 5th grade is the division of decimal numbers. This paper presents a study, with a predominantly qualitative approach, of descriptive character. The current state of teaching of the decimal number division was analyzed, where with the application of different research instruments, among which we highlight the fact that in the observation and questionnaires, the results showed that there are many difficulties in the teaching process. Mathematics, concerning the teaching of the division of decimal numbers, thus conditioning the good learning by the students. To solve the identified problem, a methodological proposal was elaborated, for the division of decimal numbers in the 5th class, in the context of the theme “Numbers and Operations”. In the design of teaching strategies, an approach based on daily problem solving was used, where the student has the opportunity to learn mathematics, relating it to their daily lives. Finally, the methodological proposal was submitted to the experts to be validated.
Keywords: Divisão
Aprendizagem Significativa
Números Decimais
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 18-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino da Matemática / MSc in Mathematics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DissertaçãoAméricoMJamba.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.