Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/61
Title: Contributo da perspectiva sociocultural de Vygotsky no processo de ensino aprendizagem: "um estudo junto dos Professores da escola primária nº 432 Cacola - Jamba”.
Creator: Balança, Adriano Kamunga
First Advisor: Calenga, Isaac Avelino
Abstract: A interacção e mediação em situações de acção, ou seja, situações de acção humana, levam o ser humano a desenvolver mais cognição do que animais antropóides, o que pode ser adequadamente explicado pela fisiologia (Cole & Scribner, 1996). Portanto, a contribuição da perspectiva sociocultural de Vygotsky para o processo de ensino-aprendizagem é o foco deste estudo: "Um estudo com professores Kakik - Escola Primária nº 432 em Yamba". O problema da investigação é o seguinte: Qual é a contribuição da perspectiva sócio-cultural de Vygotsky para o processo de ensino-aprendizagem na Escola N.º 432? O tema da investigação é a contribuição da perspectiva sociocultural de Vygotsky para o processo de ensino-aprendizagem. Objectivo geral: Descrever a contribuição da perspectiva sócio-cultural de Vygotsky para o processo de ensino-aprendizagem. E os objectivos especiais são definidos como: 1 - analisar o impacto da perspectiva sócio-cultural de Vygotsky no processo de aprendizagem dos professores e da Escola Primária de Cacola Nº 432; 2 - elaborar a perspectiva sócio-cultural de Vygotsky no processo de aprendizagem; 3 - avaliar o grau de conhecimento dos professores sobre a perspectiva de Vygotsky no processo de aprendizagem; 4 - apresentar, analisar, interpretar e discutir os dados obtidos com o instrumento utilizado. O campo de acção está incluído no campo da Psicologia da Educação. O projecto é um projecto descritivo quantitativo e o instrumento é um questionário. A população consiste em 34 professores, 17 professores foram seleccionados da população utilizando uma técnica de amostragem aleatória não probabilística. Foram utilizados os seguintes métodos de investigação: métodos teóricos (História Lógica e Análise Sintética), métodos empíricos (Questionário e Estatística). Os resultados obtidos mostraram que as partes teórica e prática permitem compreender que a teoria de Vygotsky parece ser revolucionária face à nossa realidade, mas procura o melhor que o homem tem: a sua criatividade, a sua autonomia, o seu estatuto como sujeito activo e não como objecto a ser moldado.
Abstract: Interaction and mediation in action situations, that is, human action situations, lead humans to develop more cognition than anthropoid animals, which can be adequately explained by physiology (Cole & Scribner, 1996). Therefore, the contribution of Vygotsky's sociocultural perspective to the teaching-learning process is the focus of this study, "A study with Kakik teachers - Primary School No. 432 in Yamba". The research problem is as follows: What is the contribution of Vygotsky's socio-cultural perspective to the teaching-learning process in School No. 432? The research topic is the contribution of Vygotsky's sociocultural perspective to the teaching-learning process. General objective: To describe the contribution of Vygotsky's socio-cultural perspective to the teaching-learning process. And the special objectives are defined as: 1 - to analyze the impact of Vygotsky's socio-cultural perspective on the learning process of teachers and Cacola Primary School No. 432; 2 - to elaborate Vygotsky's socio-cultural perspective on the learning process; 3 - to evaluate the degree of teachers' knowledge of Vygotsky's perspective on the learning process; 4 - to present, analyze, interpret and discuss the data obtained with the instrument used. The field of action is included in the field of Educational Psychology. The project is a quantitative descriptive project and the instrument is a questionnaire. The population consists of 34 teachers, 17 teachers were selected from the population using a non-probability random sampling technique. The following research methods were used: theoretical methods (Logical History and Synthetic Analysis), empirical methods (Questionnaire and Statistics). The results obtained showed that the theoretical and practical parts allow us to understand that Vygotsky's theory seems to be revolutionary in face of our reality, but it seeks the best that man has: his creativity, his autonomy, his status as an active subject and not as an object to be molded.
Keywords: Processo de aprendizagem sociocultural
Perspectiva
Ensino
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 10-Oct-2021
Appears in Collections:Psicologia / Psicology

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Psicologia - Adriano Balança a.pdfTrabalho de Licenciatura1.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.