Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/66
Título: Importância da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo de ensino-aprendizagem em tempos da pandemia da COVID-19: um estudo junto do Liceu nº454 no município da Chibia
Autor(es): dos Santos, Aires Jorge Almeida
Primeiro Orientador: Inocêncio, Alice
Resumo: O paradigma actual marcado pela pandemia da COVID-19 trouxe vários desafios para o processo de ensino-aprendizagem. As escolas viram-se obrigadas a abandonar as práticas tradicionais de ensino e reconhecer a importância da utilização das TICs como ferramentas pedagógicas. Diante desta situação, e sabendo que as escolas não podem andar a margem desta nova realidade, desenvolveu-se a presente investigação com o tema “Importância da utilização das TICS no processo de ensino-aprendizagem em tempos da pandemia da COVID-19: um estudo junto do Liceu nº454 no Município da Chibia”. Traçou-se como problema de investigação a seguinte questão: Que importância é atribuída a utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem em contexto da pandemia da COVID-19 no Liceu nº454 no Município da Chibia? A pesquisa tem como objecto de estudo importância da utilização das TICS no processo ensino-aprendizagem em contexto da pandemia da COVID-19 e o objectivo geral visou Compreender a importância da utilização das TICs no processo de ensino-aprendizagem em contexto da pandemia da COVID-19 no Liceu nº454 no Município da Chibia. A pesquisa é de natureza descritiva, enquadrada no campo da Psicologia Pedagógica, realizada com recurso aos seguintes métodos teóricos: método de análise-bibliográfica; histórico-lógico e análise-síntese. Os métodos empíricos foram o inquérito por questionário aplicado aos professores e alunos, e o método estatístico-matemático. A população foi constituída por todos os professores e alunos da 12ª classe do Liceu nº454 no Município da Chibia, sendo no total 22 professores e 142 alunos e, trabalhou-se com uma amostragem do tipo não probabilística de conveniência, constituída por 11 professores, e, para os alunos, a amostragem foi do tipo não probabilística intencional, constituída por 26 alunos de uma das turmas da 12ª classe. Com a pesquisa concluiu-se que a incorporação das TICs no processo de ensino-aprendizagem é um factor muito importante tendo em conta as novas exigências educativas impostas pela pandemia da COVID-19. O grande desafio prende-se com a criação de condições tecnológicas suficientes, que favoreçam a prática profissional do professor e a aprendizagem dos alunos.
Resumo: The paradigm actual marked of the COVID-19 brought several challenges for the teaching-learning process. The schools saw each other forced to abandon the traditional practices of teaching and to recognize the importance of the use of TICs as pedagogic tools. Before this situation, and knowing that the schools cannot walk the margin of this new reality, she grew to present investigation with the theme “Importance of the use of TICS in the teaching-learning process in times of the COVID-19: a study near the School nº454 in the Municipal district of Chibia”. it was drawn as investigation problem the following subject: What importance is attributed the use of TICs in the teaching-learning process in context of the COVID-19 in the School nº454 in the Municipal district of Chibia? The research has as object of study importance of the use of TICS in the process teaching-learning in context of the of COVID-19 and the general objective sought to Understand the importance of the use of TICs in the teaching-learning process in context of the of COVID-19 in the School nº454 in the Municipal district of Chibia. The research is of descriptive nature, framed in the field of the Pedagogic Psychology, accomplished with resource to the following theoretical methods: method of analysis-bibliographical; historical-logical and analysis-synthesis. The empiric methods were the inquiry for applied questionnaire to the teachers and students, and the statistical-mathematical method. The population was constituted by all of the teachers and students of the 12nd class of the School nº454 in the Municipal district of Chibia, being in the total 22 teachers and 142 students and, one worked with a sampling of the type convenience, constituted by 11 teachers, and, for the students, the sampling was of the type intentional, constituted by 26 students of one of the groups of the 12nd class. With the research it was ended that the incorporation of TICs in the teaching-learning process is a very important factor tends in bill the new educational demands imposed by the of COVID-19. The great challenge is arrested with the creation of enough technological conditions, that they favor the teacher's professional practice and the student´s learning.
Palavras-chave: TICs
Ensino-Aprendizagem
COVID-19
País: Angola
Editor: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Data de Publicação: 2-Mai-2022
Aparece nas coleções:Psicologia / Psicology

Ficheiros associados a este item:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Psicologia - Aires Santos (2022).pdfTrabalho de Licenciatura1.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.