Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/72
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTchivanja, Adelino Tchimbungo-
dc.date.accessioned2023-02-14T14:09:16Z-
dc.date.available2023-02-14-
dc.date.available2023-02-14T14:09:16Z-
dc.date.issued2022-06-06-
dc.identifier.urihttp://localhost:8080#/jspui/handle/20.500.14190/72-
dc.description.abstractThe present research work has as its theme: Methodological proposal for solving direct/inverse proportionality problems involving the rule of three compounds in grade 9. The work aims to improve the teaching-learning process of Mathematics. Taking into account the numerous weaknesses found in students when solving problems involving direct/inverse proportionality, the following research problem was identified: How to improve the treatment of problems involving direct/inverse proportionality with more than two quantities? In order to solve this research problem, the following objective was outlined: To develop a methodological proposal for solving direct/inverse proportionality problems involving the rule of three compounds in Grade 9. The type of investigation of this research is descriptive and the results obtained from the survey applied to students and teachers, showed the need to develop a Methodological Proposal for solving problems of direct/inverse proportionality with more than two magnitudes. Thus, the work is structured as follows: Chapter I – Theoretical foundations and Chapter II – Data analysis and processing and, presentation of the methodological proposal for solving direct/inverse proportionality problems involving the rule of three compounds.pt
dc.languageporpt
dc.publisherInstituto Superior de Ciências de Educação da Huílapt
dc.rightsAcesso Abertopt
dc.subjectProposta Metodológicapt
dc.subjectProblemas de Proporcionalidade directa/inversapt
dc.subjectRegra de três compostaspt
dc.subjectMelhorar o Processo de Ensino-Aprendizagem da Matemáticapt
dc.subjectInvestigação Descritivapt
dc.titleProposta Metodológica para a Resolução de Problemas de Proporcionalidade Directa/Inversa que envolvem a Regra de três Compostas na 9ª Classept
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt
dc.contributor.advisor1Nolasco, Boaventura Beleza dos Santos-
dc.description.resumoO presente trabalho de investigação tem como tema: Proposta metodológica para a resolução de problemas de proporcionalidade directa/inversa que envolvem a regra de três compostas na 9ª classe. O trabalho tem como finalidade melhorar o processo de ensino – aprendizagem da Matemática. Tendo em conta as inúmeras debilidades encontradas nos alunos ao resolver problemas que envolvem a proporcionalidade directa/inversa, identificou-se o seguinte problema de investigação: Como melhorar o tratamento de problemas que envolvem proporcionalidade directa/inversa com mais de duas grandezas? Para dar solução a esse problema de investigação, traçou-se como objectivo: Elaborar uma proposta metodológica para a resolução de problemas de proporcionalidade directa/inversa que envolvem a regra de três compostas na 9ª Classe. O tipo de investigação desta pesquisa é descritiva e os resultados obtidos do inquérito aplicado aos alunos e aos professores, mostraram a necessidade de se elaborar uma Proposta Metodológica para a resolução de problemas de proporcionalidade directa/inversa com mais de duas grandezas. Assim, o trabalho é estruturado da seguinte forma: Capítulo I – Fundamentação teórica e capítulo II – Análise e Tratamento de dados e, apresentação da proposta metodológica para a resolução de problemas de proporcionalidade directa/inversa que envolvem a regra de três compostas.pt
dc.publisher.countryAngolapt
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Exactas e Naturaispt
dc.publisher.initialsISCED-Huílapt
dc.subject.cnpqÁrea de Pesquisa::Ciências da Exactas e Naturais::Matemáticapt
Appears in Collections:Mestrado em Ensino da Matemática / MSc in Mathematics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adelino Tchimbungo Tchivandja-Trabalho de Licenciatura.pdfTrabalho de Licenciatura639.53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.