Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/75
Title: O USO DO SOFTWARE ED-TERMICS COMO ESTRATÉGIA DIDÁCTICA PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA APLICAÇÃO DA 2ª LEI DA TERMODINÂMICA NA 12ª CLASSE NO ENSINO TECNICO PROFISSIONAL
Creator: Fernando, Edelisio Paulo
Abstract: O ensino da Física, tem sido um grande desafio. Muitas são as discussões envolvendo o ensino desta ciência e a maneira como os professores devem abordar de forma diferenciada os conteúdos, para que haja maior interesse do aluno pela disciplina. Há uma variedade de metodologias que podem ser utilizadas em sala de aula, mas, algumas vezes, pela baixa carga horária e pela dificuldade em encontrar esses métodos, os professores aderem ao método tradicional, utilizando apenas quadro, giz, livro didáctico, plano de aula e, para o aluno caderno escolar e esferográfica. Mas, o rápido avanço tecnológico de suportes informáticos, como os computadores, smart-phones, redes de internet, assim como programas informáticos, permitem o uso de melhores ferramentas para professores e alunos no âmbito da educação e, são incrementadas as potencialidades educativas no ensino das ciências e, particularmente na disciplina de Física, nos conteúdos relativos a 2ª lei de termodinâmica, sendo que, a aprendizagem desta constitui a essência do presente trabalho, que teve como objectivo, a elaboração de uma estratégia de demostração prática da aplicação da 2ª lei da termodinâmica com o uso de um software com dispositivo térmico na 12ª classe no ensino técnico profissional. Assim sendo, os softwares são recursos tecnológicos que podem servir para dinamizar as aulas de Física. Por serem recursos diferenciados e mais detalhados, podem atrair a atenção dos alunos, melhorar e dinamizar a qualidade do trabalho docente. Tendo em conta que se aprende melhor com a prática e a experiência motiva os alunos para aprendizagem e constitui um método de investigação científica o autor do presente trabalho, avalia a importância da utilização de software no ensino da Física, como meio didáctico que possa propiciar aos alunos uma aprendizagem significativa. uma introdução, dois capítulos e conclusões gerais.
Abstract: The teaching of Physics has been a great challenge. There are many discussions involving the teaching of this science and the way in which teachers should approach the contents in a differentiated way, so that there is greater student interest in the discipline. There are a variety of methodologies that can be used in the lassroom, but sometimes, due to the low workload and the difficulty in finding these methods, teachers adhere to the raditional method, using only a blackboard, chalk, textbook, class and, for the student, a school notebook and ballpoint pen. However, the rapid technological advancement of computer media, such as computers, smart-phones, internet networks, as well as computer programs, allow the use of better tools for teachers and tudents in the field of education and, the educational potentialities in the teaching of sciences are increased and, particularly in the discipline of Physics, in the contents relative to the 2nd law of thermodynamics, being that, the learning of this constitutes the essence of the present work, that had as objective, the elaboration of a strategy of practical demonstration of the application of the 2nd law of thermodynamics with the use of software with a thermal device in the 12th grade in professional technical education. Therefore, software is a echnological resource that can serve to streamline Physics classes. Because they are differentiated and more detailed resources, they can attract students' attention, improve and streamline the quality of teaching work. Bearing in mind that one learns better with practice and experience motivates students to learn and constitutes a method of scientific investigation, the author of the present work assesses the importance of using software in the teaching of Physics, as a didactic means that can provide students with students meaningful learning. an introduction, two chapters and general conclusions.
Keywords: Ensino da Física
2ª lei termodinâmica e Software Ed-Termics.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 14-Feb-2023
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física- Edelisio Fernando.pdfEdelisio Fernandes1.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.