Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/91
Title: Conscientização e Desenvolvimento de Actividades Sobre Educação Ambiental nos Alunos da 7ª Classe
Creator: Moço, : Avelino Maria
First Advisor: Kessongo, Joaquim Pedro
Abstract: A Física é uma ciência da natureza que se preocupada com os mais destinto problemas que nela ocorrem, procurando dar resposta imediata a estes problemas de formas a manter um equilíbrio saudável entre o homem e o meio ambiente. Uma vez que o que se aprende na sala de aula deve ter uma relação directa com aquilo que os alunos vivenciam no dia-a-dia e dar respostas aos problemas mais mediáticos da sociedade, é necessário despertar a preocupação individual e colectiva para as questões ambientais. Por isso, é imprescindível que os alunos do primeiro ciclo do ensino secundário tenham uma noção, ainda que pouco profunda, sobre educação ambiental, tendo em conta que os problemas ambientais vão se agravando a medida que a sociedade e a própria ciência vão evoluindo. Por essa razão, e tendo em conta que programa de Física da 7ª que não faz alusão a conteúdos ligados a educação ambiental, levantou-se o seguinte problema de investigação: Como promover a educação ambiental nos alunos da 7ª classe do I ciclo do ensino secundário do Colégio nº 915 da Matala? Deste modo, o objectivo deste trabalho conducente ao grau de licenciado consiste em elaborar uma proposta metodológica baseada na realização de algumas actividades que visam promover a educação ambiental nos alunos do I ciclo do ensino secundário. A presente investigação contou com a participação de uma população de 200 alunos e 4 professores, sendo a amostra constituída por 100 alunos que representam 50% da população e 4 professores de Física que representa 100% da população da 7ª classe do Colégio nº 915 do município da Matala.
Abstract: Physics is a science of nature that is concerned with the most distinct problems that occur in it, seeking to provide an immediate response to these problems in order to maintain a healthy balance between man and the environment. Since what is learned in the classroom must have a direct relationship with what students experience in their day-to-day life and provide answers to society's most publicized problems, it is necessary to awaken individual and collective concern for environmental issues. . Therefore, it is essential that students in the first cycle of secondary education have a notion, even if little in-depth, on environmental education, taking into account that environmental problems are getting worse as society and science itself evolve. For this reason, and taking into account that the 7th grade Physics program does not allude to content related to environmental education, the following research problem was raised: How to promote environmental education in 7th grade students of the 1st cycle of secondary education from Colégio nº 915 in Matala? In this way, the objective of this work leading to a bachelor's degree is to elaborate a methodological proposal based on the realization of some activities aimed at promoting environmental education among students in the 1st cycle of secondary education. The present investigation had the participation of a population of 200 students and 4 teachers, the sample consisting of 100 students representing 50% of the population and 4 physics teachers representing 100% of the 7th grade population of Colégio nº 915 in the municipality from Matala.
Keywords: Física
educação ambienta
Ensino secundário.
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 14-Feb-2023
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física_Avelino Moço.pdfAvelino Moço977.48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.