Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/96
Title: A Luta de Libertação em Angola 1961-1974, Tratamento Metodológico do Tema na 11ª Classe no Liceu nº 454 no Município da Chibia
Creator: Tchivela, Luís Evaristo
First Advisor: Tchicoco, Lucas
Abstract: O presente trabalho foi realizado no Liceu nº 454 no município e tee como tema de investigação “ a luta de libertação em Angola 1961-1974: tratamento metodológico do tema na 11ª classe no Liceu nº 454 no município da Chibia. A questão problemática em torno do tema foi fundamentada na necessidade de se conhecer “ que estratégias didácticas-metodológicas podem ser utilizadas para abordagem do tema da Unidade V sobre a luta de Libertação Nacional? Assim, temos como objectivo geral elaborar um material de apoio sobre o tema “ a luta de libertação em Angola” com base em estratégias didácticas-metodológicas inovadoras que contribuam para o ensino e aprendizagem do tema na 11ª classe. Porém, outros objectivos específicos se remetem a diagnosticar as percepções dos professores e alunos sobre a luta de libertação de Angola; analisar o programa da disciplina de História da 11ª classe do ensino geral; identificar e analisar as estratégias utilizadas pelos professores na abordagem do tema na 11ª classe; elaborar um material didáctico que sirva de ferramenta auxiliadora para abordagem do tema na 11ª classe. Para tal, fez-se uso de pesquisa quali quantitativa com abordagem a descritiva-exploratória e usou-se como instrumento de recolha de dados o inquérito por questionário, através do qual foram inqueridos 4 professores de História e 25 alunos da 12ª classe do curso de Ciências Económico as e Jurídicas. Metodologicamente servimo-nos dos métodos histórico-lógico, intético – analítico, estatístico, indutivo-dedutivo. Tendo em conta os métodos utilizados, foram seguidos como procedimentos básicos a consulta bibliográfica e documental e para o processamento e manipulação dos dados recolhidos, fez-se recurso as técnicas de inquéritos por questionário, análise textual discursiva, bem como, a análise de conteúdo.
Abstract: The present work was carried out at High School Nº 454 in the municipality of Chibia and its research theme was "the liberation struggle in Angola 1961-1974: methodological treatment of the theme in the 11th grade at High School Nº 454 in the municipality of Chibia. The problematic question around the theme was based on the need to know "which didactic-methodological strategies can be used to approach the theme of Unit V on the National Liberation Struggle? Thus, our general objective is to elaborate a support material on the theme "the liberation struggle in Angola" based on innovative didactic-methodological strategies that contribute to the teaching and learning of the theme in the 11th grade. However, other specific objectives are to diagnose the perceptions of teachers and students about the Angolan liberation struggle; to analyse the History program of the 11th grade; to identify and analyse the strategies used by teachers to approach the theme in the 11th grade; and to elaborate a didactic material that can be used as an auxiliary tool to approach the theme in the 11th grade. To do so, we used a qualitative-quantitative research with a descriptive-exploratory approach and, as an instrument of data collection, we used the survey by questionnaire, through which 4 history teachers and 25 students from the 12th grade of the Economic and Legal Sciences course were questioned. Methodologically we used the historical logical, analytic-integral, statistical, inductive-deductive methods. Taking into account the methods used, we followed as basic procedures the bibliographical and documental consultation and for the processing and manipulation of the data collected, we used the techniques of questionnaire surveys, textual discursive analysis, as well as content analysis.
Keywords: Angola
independência
estratégias
Ensino de História
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 18-Jan-2023
Appears in Collections:Ensino da História / History Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HISTÓRIA LUÍS AURÉLIO CHIVELA.pdf799.75 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.