Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.isced-huila.ed.ao/handle/20.500.14190/69
Title: Modelo didáctico para a resolução de problemas sobre Forças e Movimentos na 11ª Classe
Creator: Da Silva, Fernando Walter Xavier Tavares
First Advisor: Kessongo, Joaquim Pedro
Abstract: A escola é a principal responsável pela formação integral do homem, por garantir a extensão de uma formação multidisciplinar e a continuidade do processo de desenvolvimento. A resolução de exercícios no PEA Processo de Ensino Aprendizagem) da Física é uma actividade que leva o aluno a compreender novos conteúdos e a consolidar um conhecimento já aprendido, por meio da apropriação de um algoritmo ou expressão matemática. Apesar da sua importância comparada com outras outras actividades, a resolução de exercícios continua sendo uma tarefa escolar menos preferida entre os alunos em geral, e os alunos do Liceu Nº 1642 não são a excepção. Com base nas dificuldades apresentadas pelos alunos da 11ª Classe do curso Ciências Físicas e Biológicas no Liceu Nº 1642, no que tange a resolução de exercícios, particularmente aos exercícios relacionados ao tema Forças e Movimentos na 11ª Classe, neste estudo foi desenvolvida um modelo didáctico constituído por várias acções que visam melhorar o processo de resolução de problemas constantes no manual do aluno. Para se alcançar o objectivo desta investigação, seleccionou-se, aleatoriamente, uma amostra constituida por 70 alunos e 4 professores do curso de Ciências Físicas e Biológicas do Liceu Nº 1642 – Chicomba.
Abstract: The school is primarily responsible for the integral formation of man, for guaranteeing the extension of a multidisciplinary formation and the continuity of the development process. The resolution of exercises in the PEA (Process of Teaching and Learning) of Physics is an activity that leads the student to understand new contents and to consolidate already learned knowledge, through the appropriation of an algorithm or mathematical expression. Despite its importance compared to other activities, problem solving it remains a least preferred school task among students in general, and the students of Lyceum No. 1642 are no exception. Based on the difficulties presented by the students of the 11th Grade of the Physical and Biological Sciences course at Liceu Nº 1642, regarding the resolution of exercises, particularly the exercises related to the theme Forces and Movements in Grade 11, in this study a didactic model was developed consisting of several actions that aim to improve the process of solving problems contained in the student's manual. To achieve the objective of this investigation, we selected randomly, a sample consisting of 70 students and 4 teachers from the Physical and Biological Sciences course at Liceu Nº 1642 – Chicomba.
Keywords: Forças e Movimentos
exercícios
problemas e Processo de Ensino-aprendizagem
Country: Angola
Publisher: Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla
Access: Acesso Aberto
Issue Date: 14-Feb-2022
Appears in Collections:Ensino da Física / Physics Teaching

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Física - Walter Fernando.pdfWalter Fernandes877.84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.